
Chegou a vez de a rubrica Eurovisão 2021 à Vista apresentar a Eslovénia, que compete no Festival Eurovisão da Canção (ESC) 2021 com Ana Soklič e o tema Amen. O certame começará, para a representante eslovena, com a primeira semifinal a 18 de maio.
Eslovénia na Eurovisão
Como país integrante da antiga Jugoslávia, a Eslovénia tem um histórico recente no ESC. Com a participação a cargo da emissora RTVSLO estreou-se em 1993 e nos primeiros anos apostou sempre no idioma Esloveno. Em 1995, conseguiu o sétimo lugar com Darja Švajger a interpretar PPrisluhni mi.
Até aos dias de hoje, esse permanece como um dos melhores resultados de sempre da Eslovénia, sendo apenas igualado em 2001 por Nuša Derenda com o tema Energy. Longe de ser um dos países com maior êxito, também tem vindo a fazer questão de marcar sempre presença, só falhando as edições de 1994 e de 1999.
(Continua após o vídeo)
Mesmo as finais têm sido raras para a Eslovénia, que só conseguiu chegar à gala decisiva seis vezes desde que as semifinais foram introduzidas em 2004. Conseguiu o apuramento em 2018 e 2019, pelo que em 2021 com Ana Soklič poderá fazer história e conseguir a terceira qualificação consecutiva pela primeira vez.
Enquanto integrada na Jugoslávia, a Eslovénia teve quatro artistas de lá oriundos em representação do extinto país. Também foi sede da Kvalifikacija za Millstreet em 1993, uma pré-qualificação que congregou sete países de Leste e que terminou com vitória eslovena.
Desde a estreia, a Eslovénia deu mais pontos à Sérvia em semifinais e finais (185) e à Croácia considerando apenas as finais (125). Já a Croácia foi quem mais pontuou a Eslovénia com 135 pontos no somatório de semifinais e finais e 81 pontos apenas em finais.
(Continua após o vídeo)
A representante e a canção: Ana Soklič e Amen
Ana Soklič, de 36 anos, foi a escolhida para representar a Eslovénia em 2020 e, depois do cancelamento, foi reconduzida automaticamente pela emissora RTVSLO.
A sua carreira musical começou em 2004 com os seus primeiros singles, tendo logo competido na seleção eslovena. Na altura usava o pseudónimo Diona Dim. Mais recentemente, voltou ao EMA em 2019 e e 2020, quando venceu. Também já competiu no Slovenian Song Festival em 2019 por três vezes, sendo que em 2019 ganhou dois prémios do júri para melhor interpretação.
(Continua após o vídeo)
No seu percurso, Ana Soklič já teve também a chance de cantar acompanhada de orquestra sinfónica. Ainda assim, de acordo com a sua apresentação no site do ESC, prefere concertos mais genuínos e intimistas.
Depois de Voda em 2020, Ana Soklič apresenta uma proposta muito diferente. Amen é uma balada tradicional selecionada internamente. De destacar que entre os autores da letra encontra-se Charlie Mason, que também participou na autoria de Rise Like a Phoenix – tema vencedor do ESC 2014 na voz de Conchita Wurst.
Perfil do país (Eslovénia)
Emissora responsável: RTVSLO
Chefe de delegação: Aleksander Radić
Estreia: 1993; 1X Band – Tih deževen dan (resultado: 22.º lugar)
Participações anteriores: 25
Melhor resultado: Sétimo lugar (1995: Darja Švajger – Prisluhni mi; 2001: Nuša Derenda – Energy)
Pior resultado: 21.º lugar na semifinal em 2004 (Platin – Stay Forever)
Concurso de seleção nacional: Seleção interna
Representante em 2021: Ana Soklič – Amen
Semifinal em 2021: 2.ª a atuar na primeira semifinal (18 de maio)
Perfil da representante (Ana Soklič)
Nome: Ana Soklič
Idade: 36 anos (nascida a 10 de abril de 1984)
Nacionalidade: Eslovena
Início de carreira: 2004
Álbuns de estúdio: Zero (primeiro single: If You, de 2004, como Diona Dim)
Géneros: Pop
Outras notas: Iniciou a carreira com o pseudónimo Diona Dim.
Perfil da canção (Amen)
Título: Amen
Género: Pop
Idioma: Inglês
Intérprete: Ana Soklič
Letra: Ana Soklič. Bojan Simončič, Žiga Pirnat
Música: Charlie Mason, Ana Soklič. Žiga Pirnat
Deixe um comentário