Entrevistas e Exclusivos Festival Eurovisão da Canção ESC 2021

Eurovisão 2021 à Vista: O perfil da Estónia e de Uku Suviste

Eurovisão 2021 à Vista: O perfil da Estónia e de Uku Suviste
Partilhar o artigo:

A nossa antevisão aos concorrentes do Festival Eurovisão da Canção (ESC) 2021 continua com o Eurovisão 2021 à Vista a apresentar a Estónia, o seu intérprete Uku Suviste e a canção The Lucky One. O sorteio ditou que a entrada em palco é na segunda semifinal a 20 de maio.

 

Estónia na Eurovisão

Com participação a cargo da emissora ERR, a Estónia só se estreou em 1993, uma vez que é um país que integrou a antiga União Soviética. No entanto, nesse ano ficou-se pela pré-qualificação com o tema Muretut meelt ja südametuld de Janika Silamaa.

No ano seguinte, apenas com final, a Estónia teve lugar, mas ausentou-se em 1995 antes de um ano mais tarde se tornar no primeiro país ex-soviético a alcançar um top cinco: fruto da atuação de Maarj-Liis Ilus & Ivo Linna com a canção Kaelakee hääl.

Em 1999 começou a melhor sequência de resultados estónios, naquela que foi a primeira vez que o idioma Estónio foi deixado de lado, sendo o Inglês a aposta. Foi uma série de quatro top dez consecutivos, incluindo a histórica vitóri9a de 2001 com Tanel Padar, Dave Benton e 2XL a cantarem Everybody. No ano de 2002, o ESC realizou-se pela primeira (e até agora única) vez na Estónia em Tallinn no Saku Suurhall, sendo esse o segundo melhor resultado do país com o terceiro lugar.

(Continua após o vídeo)

 

De então para cá, os resultados estónios têm sido modestos. Apenas por sete vezes aconteceu o apuramento para a final desde a introdução das semifinais em 2004, e nunca mais houve qualquer top cinco. O mais perto que houve foram dois sextos lugares: em 2009 por Urban Symphony com Rändajad e em 2012 Ott Lepland interpretou Kuula.

Há que mencionar que em 2004 a Estónia foi responsável pela estreia do idioma Võro no ESC, quando o grupo Neiokõsõ cantou Tii.

Em termos de pontuações, a Rússia foi quem mais pontuou a Estónia no conjunto de semifinais e finais atribuindo 245 pontos. Apenas em finais, a Rússia e a Suécia lideram as pontuações atribuídas à Estónia com 181 pontos. Pelo contrário, a Finlândia foi o país mais pontuado pela Estónia (204 pontos em semifinais e finais e 107 pontos em finais).

(Continua após o vídeo)

 

O representante e a canção: Uku Suviste e The Lucky One

Pelo segundo ano consecutivo, Uku Suviste ganhou o Eesti Laul e, consequentemente, o direito de representar a Estónia no ESC. A diferença é que este ano irá fazê-lo, depois do cancelamento da edição de 2020.

Com 38 anos, o artista dedica-se a géneros como o pop, o R&B ou o soul, tendo já uma extensa carreira depois de vários anos de estudos na área da música: chegou a frequentar a Georg Ots Tallin School of Music em Tallinn ou o Berklee College of Music em Boston  (Estados Unidos da América).

O início do percurso de Uku Suviste deu-se em 2004 ao fazer parte da competição de canto e composição Uno Naissoo, sendo o seu primeiro single a solo de 2005, Its Christmas Time. Concorrente no Eesti Laul por diversas ocasiões, conseguiu as vitórias em 2020 com What Love Is e em 2021 com The Lucky One.

Significa isto que em 2021 Uku Suviste defenderá a Estóni no ESC com The Lucky One. É um tema pop-rock que fala acerca de perceber quando um relacionamento se está a tornar negativo.

(Continua após o vídeo)

 

Perfil do país (Estónia)

Emissora responsável: ERR
Chefe de delegação: Tomi Rahula
Estreia: 1993; Janika Sillamaa – Muretut meelt ja südametuld (resultado: quinto lugar na pré-qualificação)
Participações anteriores: 26
Melhor resultado: Vitória (2001: Tanel Padar/Dave Benton/2XL – Everybody)
Pior resultado: 22.º lugar na semifinal em 2007 (Gerli Padar – Partners in Crime)
Anfitrião: Uma vez (2002)
Concurso de seleção nacional: Eesti Laul
Representante em 2021: Uku Suviste – The Lucky One
Semifinal em 2021: 2.ª a atuar na segunda semifinal (20 de maio)

 

Perfil do representante (Uku Suviste)

Nome: Uku Suviste
Idade: 38 anos (nascido a 6 de junho de 1982)
Nacionalidade: Estónia
Início de carreira: 2004
Álbuns de estúdio: Zero (primeiro single: It’s Christmas Time, de 2005)
Géneros: Pop, R&B, Soul, Funk
Outras notas: Participou por diversas vezes no Uno Naissoo Song Contest, com uma vitória.

 

Perfil da canção (The Lucky One)

Título: The Lucky One
Género: Pop-rock
Idioma: Inglês
Intérprete: Uku Suviste
Letra: Uku Suviste
Música: Sharon Vaughn

Sobre o autor

Bernardo Matias

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.