Eurovisão 2021 à Vista: O perfil da Finlândia e dos Blind Channel

Eurovisão 2021 à Vista: O perfil da Finlândia e dos Blind Channel

19/04/2021 0 Por Bernardo Matias

Finlândia volta a estar a concurso no Festival Eurovisão da Canção (ESC) 2021 e na nossa rubrica Eurovisão 2021 à Vista tem agora o destaque com a apresentação do seu perfil, assim como dos representantes Blind Channel e da canção Dark Side. O país vai estrear-se em palco na segunda semifinal a 20 de maio.

 

Finlândia na Eurovisão

Com a participação a cargo da emissora Yle, a Finlândia estreou-se no ano de 1961, com o tema Valoa ikkunassa de Laila Kinnunen. Um pouco à semelhança de Portugal, os resultados finlandeses foram quase sempre modestos, mas nos anos 1970 existiram quatro top dez.

Um desses foi conseguido por Marion Rung e Tom Tom Tom, a primeira canção da Finlândia em idioma Inglês remontando ao ano de 1973. Esse permaneceria como o melhor resultado do país no ESC durante mais de três décadas, havendo pelo meio cinco classificações em último lugar e quatro ausências.

(Continua após o vídeo)

 

O grande momento de glória da Finlândia no ESC faz parte da história do próprio certame: em 2006 os Lordi surpreenderam com Hard Rock Hallelujah, naquela que foi a primeira canção hard rock a ganhar. Na altura, houve recorde de pontuação e o segundo prémio Marcel Bezençon da história da Finlândia.

Porém, revelou-se um resultado esporádico: de então para cá, entre canções com mais ou menos qualidade, a Finlândia só falhou a final cinco vezes, mas só em duas edições entrou no top 20: com  11.º lugar de 2014 e com  17.º posto de 2007, quando o ESC se realizou em território finlandês pela primeira e única vez até ao momento (na Hartwall Areena em Helsínquia).

Ao longo da história, a Finlândia atribuiu mais pontos à Suécia (322 pontos no somatório das semifinais e 283 pontos só em finais), e no sentido inverso a Suécia foi quem mais pontuou a Finlândia (194 pontos entre semifinais e finais e 129 pontos só em finais).

(Continua após o vídeo)

 

Os representantes e a canção: Blind Channel e Dark Side

Vindo da Finlândia, não é nada surpreendente que a aposta seja num tema nu metal. Os Blind Channel ganharam o UMK 2021 e defendem o país com o tema Dark Side.

A banda, que se define como sendo de violent pop, é composta por Aleksi Kaunisvesi, Joel Hokka, Joonas Porko, Niko Moilanen, Olli Matela e Tommi Lalli. A criação remonta a 2013, mas o single de estreia surgiu apenas no ano seguinte: Naysayers.

Em 2015, os Blind Channel lançaram o seu primeiro de três álbuns de estúdio. Com carreira a consolidar-se na Finlândia, o grupo já recebeu até uma nomeação na Emma Gaala em 2018. Este ano, concorreram ao UMK e ganharam a final com Dark Side. Esta é uma canção nu metal com linhas de rap rock que representará a Finlândia no ESC 2021 e já liderou o Suomen virallinen lista, o top finlandês. Com a letra, os Blind Channel querem dizer que mesmo se a vida parecer negra, ainda é possível arranjar algum motivo de diversão.

(Continua após o vídeo)

 

Perfil do país (Finlândia)

Emissora responsável: Yle
Chefe de delegação: Terhi Norvasto
Estreia: 1961; Laila Kinnunen – Valoa ikkunassa (resultado: décimo lugar)
Participações anteriores: 59
Melhor resultado: Vitória (2006: Lordi – Hard Rock Hallelujah)
Pior resultado: 18.º lugar na semifinal em 2005 (Geir Rönning – Why?)
Anfitrião: Uma vez (2007)
Concurso de seleção nacional: Uuden Musiikin Kilpailu
Representante em 2021: Blind Channel – Dark Side
Semifinal em 2021: 14.ª a atuar na segunda semifinal (20 de maio)

 

Perfil dos representante (Blind Channel)

Nome: Blind Channel
Elementos: Aleksi Kaunisvesi, Joel Hokka, Joonas Porko, Niko Moilanen, Olli Matela e Tommi Lalli
Nacionalidade: Finlandesa
Formação: 2013
Álbuns de estúdio: Três (primeiro: Revolutions em 2016)
Géneros: Violent pop
Outras notas: A própria banda não se identifica aos estilos post-hardcore, nu metal ou rock alternativo aos quais é associada, designando-se como sendo de violent pop.

 

Perfil da canção (Dark Side)

Título: Dark Side
Género: Nu metal
Idioma: Inglês
Intérprete: Blind Channel
Letra e música: Aleksi Kaunisvesi, Joel Hokka, Joonas Porko, Niko Moilanen, Olli Matela e Tommi Lalli

Partilhar o artigo: