A rubrica Eurovisão 2021 à Vista continua a apresentar os países, artistas e canções no Festival Eurovisão da Canção (ESC) 2021 com a Geórgia. O país vai ser representado por Tornike Kipiani com o tema You, que entra em palco na segunda semifinal a 20 de maio.
Geórgia na Eurovisão
Foi apenas em 2007 que a emissora GPB decidiu entrar com a Geórgia no ESC e desde então que foi quase totalista – mesmo se os resultados têm sido relativamente modestos, com penas sete presenças em finais.
A estreia aconteceu em 2007 com Sopho Khalvashi e o tema Visionary Dream a alcançarem o 12.º lugar: resultado melhorado no ano seguinte em uma posição com o tema Peace Will Come de Diana Gurtskaya.
O ano de 2009 ficou marcado pela única ausência da Geórgia desde a entrada no concurso. Stephane & 3G foram eleitos com a canção We Don’t Wanna Put In. Uma canção que foi desclassificada devido à sua mensagem política contra o presidente russo Vladimir Putin num ano em que o ESC foi na Rússia, mas que de qualquer forma ficou para sempre ligada à história da Geórgia no ESC.
(Continua após o vídeo)
O regresso da Geórgia foi em 2010, com o primeiro de dois nonos lugares consecutivos que continuam a ser os melhores resultados do país. Primeiro foi Sopho Nizharadze e o tema Shine, depois Eldrine e a canção One More Day.
Em 2012, o idioma Geórgio fez a estreia, numa canção bilingue intitulada I’m a Joker de Anri Jokhadze que foi também a primeira vez que o país falhou o apuramento para a final.
De então até agora, a Geórgia só conseguiu a presença na final por mais três vezes, a última das quais em 2016. Em 2018 e 2019 concorreu, pela primeira vez, com canções totalmente em Geórgio. Uma delas foi For You que em 2018 a Ethno-Jazz Band Iriao interpretou ficando em 18.º lugar da semifinal em Lisboa: o pior resultado de sempre da Geórgia.
O Azerbaijão foi quem mais pontos recebeu da Geórgia: 166 no somatório das semifinais e finais e 108 só em finais. Já a Lituânia foi quem mais pontuou a Geórgia com 147 pontos entre semifinais e finais, mas só em finais a Arménia foi quem mais pontos deu à Geórgia num total de 75.
(Continua após o vídeo)
O representante e a canção: Tornike Kipiani e You
Pelo segundo ano consecutivo, Tornike Kipiani foi o escolhido para representar a Geórgia no ESC. Para a edição de 2020 foi eleito ao ganhar o Ídolos, mas este ano foi reconduzido internamente pela emissora GPB.
O percurso de Tornike Kipiani começou em 2014 com a participação na primeira temporada do X Factor Georgia culminando com a vitória. Em 2016 chegou o seu primeiro, e até agora único, álbum de estúdio: Luck.
Em 2017 editou o single You Are My Sunshine com Giorgi Bolotashvilli competindo na seleção da Geórgia para o ESC com o 23.º lugar final. Depois, em 2019 a sua carreira ganhou novo ímpeto quando ganhou o Ídolos da Geórgia – que foi também o método de seleção para o ESC 2020.
Com o certame a ser cancelado, recebeu nova hipótese da GPB para 2021. Agora apresenta o tema You, com sonoridade pop rock/blues rock. Além da voz de Tornike Kipiani, conta com o coro Gori Girls’ oir, Aleko Berzenishvili, Marian Shengelia e Mariko Lezhava.
(Continua após o vídeo)
Perfil do país (Geórgia)
Emissora responsável: GPB
Chefe de delegação: Sem dados
Estreia: 2007; Sopho Khalvashi – Visionary Dream (resultado: 12.º lugar)
Participações anteriores: 12
Melhor resultado: Nono lugar (2010: Sopho Nizharadze– Shine ; 2011: Eldrine – One More Day)
Pior resultado: 18.º lugar na semifinal em 2018 (Ethno-Jazz Band Iriao – For You)
Concurso de seleção nacional: Seleção interna
Representante em 2021: Tornike Kipiani – You
Semifinal em 2021: 10.ª a atuar na segunda semifinal (20 de maio)
Perfil do representante (Tornike Kipiani)
Nome: Tornike Kipiani
Idade: 33 anos (nascido a 11 de dezembro de 1987)
Nacionalidade: Geórgia
Início de carreira: 2014
Álbuns de estúdio: Um (Luck, de 2016)
Géneros: Pop
Outras notas: Vencedor do X Factor Georgia em 2014 e do Ídolos da Geórgia em 2019.
Perfil da canção (You)
Título: You
Género: Pop rock, blues rock
Idioma: Inglês
Intérprete: Tornike Kipiani
Letra e música: Tornike Kipiani
Deixe um comentário