País histórico no contexto da humanidade, a Grécia é também um clássico no Festival Eurovisão da Canção (ESC). A propósito da participação na edição de 2021, a rubrica Eurovisão 2021 à Vista apresenta o perfil da Grécia, da sua representante Stefania e da canção Last Dance. A entrada em palco é na segunda semifinal a 20 de maio.
Grécia na Eurovisão
Com a emissora ERT encarregue, a Grécia só se estreou no ESC em 1974, mas a verdade é que antes já tinham existido artistas gregos a representar outros países: incluindo Vicky Leandros que em 1972 ganhou pelo Luxemburgo.
A estreia grega foi em 1974 com o 11.º lugar de Marinella e do tema Krasi, thalassa ke t’agori mou. A primeira ausência aconteceu no ano seguinte em protesto contra a estreia da Turquia e a invasão deste país ao Chipre. Já em 1982, duas canções que violaram as regras ditaram o afastamento da Grécia, em mais uma das ausências.
Entretanto, o país tinha-se estabelecido como presença assídua no top dez. Em 1977 conseguiu o seu melhor resultado que nas quase décadas seguintes só viria a ser igualado: o quinto lugar obtido por Paschalis, Marianna, Robert & Bessy com Mathima solfege.
(Continua após o vídeo)
O primeiro pódio da Grécia foi em 2001, também na primeira vez em que não enviou uma canção totalmente em Grego: (I Would) Die for You, de Antique, misturou os idioma Grego e Inglês ficando em terceiro lugar. Depois de duas 17.ª posições, na sua primeira participação Sakis Rouvas conseguiu novo terceiro lugar em 2004.
Foi só o lançamento da vitória de 2005, quando Helena Paparizou interpretou My Number One. Em 2006, o ESC realizou-se na histórica cidade de Atenas. De então para cá, os resultados na zona cimeira da classificação têm-se sucedido: só em sete edições não ficou entre os nove primeiros. O pior resultado de sempre surgiu em 2016, quando Argo com Utopian Land não conseguiram o apuramento para a final pela primeira vez ao ficarem em 16.º da semifinal.
Numa das mais flagrantes trocas de pontuação entre vizinhos, o Chipre é o país que mais pontos recebeu e atribuiu à Grécia. A Grécia deu 448 pontos a Chipre entre semifinais e finais e 307 em finais; e o Chipre concedeu à Grécia 467 pontos entre semifinais e finais e 348 pontos só em finais.
(Continua após o vídeo)
A representante e a canção: Stefania e Last Dance
Escolhida internamente pela emissora ERT, Stefania Liberakakis (ou simplesmente Stefania) vai poder finalmente subir ao palco do ESC: no ano passado também foi selecionada de forma interna, mas com o cancelamento do certame não pôde usufruir da oportunidade.
Porém, já não é a primeira experiência eurovisiva da cantora greco-neerlandesa. Depois de começar a carreira com a participação no The Voice Kids dos Países Baixos em 2013 juntando-se depois ao coro Kinderen voor Kinderen, a artista prosseguiu o percurso também nos Países Baixos concorrendo à seleção para o Festival Eurovisão da Canção Júnior (JESC) 2016 integrando o grupo Kisses. Depois da vitória, foram ao JESC em 2016 acabando em oitavo.
Nos anos seguintes, Stefania lançou-se na carreira a solo, lançando o seu primeiro single Stupid Reasons em 2018. Teve a chance de atuar nos MAD Video Music Awards de 2019. Paralelamente à sua carreira musical, participou na série de televisão Brugklas como Fenna e em vários filmes neerlandeses. Em 2020 foi anunciada como representante da Grécia no ESC com Superg!rl, mas acabou por não poder participar devido ao cancelamento do evento.
Stefania apresenta o tema pop ritmado Last Dance que segundo a cantora também consegue manter uma sensibilidade e melodia. É da autoria de veteranos do ESC: Dimitris Kontopoulos, Sharon Vaughn e ARCADE Music.
(Continua após o vídeo)
Perfil do país (Grécia)
Emissora responsável: ERT
Chefe de delegação: Sofia Dranidou
Estreia: 1974; Marinella – Krasi, thalassa ke t’agori mou (resultado: 11.º lugar)
Participações anteriores: 40
Melhor resultado: Vitória (2005: Helena Paparizou – My Number One)
Pior resultado: 16.º lugar na semifinal em 2016 (Argo – Utopian Land)
Anfitriã: Uma vez (2006)
Concurso de seleção nacional: Seleção interna
Representante em 2021: Stefania – Last Dance
Semifinal em 2021: 4.ª a atuar na segunda semifinal (20 de maio)
Perfil da representante (Stefania)
Nome: Stefania Liberakakis
Idade: 18 anos (nascida a 17 de dezembro de 2002)
Nacionalidade: Greco-neerlandesa
Início de carreira: 2013
Álbuns de estúdio: Zero (primeiro single: Stupid Reasons, de 2018)
Géneros: Pop
Outras notas: Stefania foi representante dos Países Baixos no JESC 2016 integrando a banda Kisses.
Perfil da canção (Last Dance)
Título: Last Dance
Género: Pop
Idioma: Inglês
Intérprete: Stefania
Letra e música: Dimitris Kontopoulos, Sharon Vaughn, ARCADE Music (Pavlos Manolis, Anastasios Rammos, Diverno, Gabriel Russell, Egion Parreniasi, Loukas Damianakos)
Deixe um comentário