Entrevistas e Exclusivos Festival Eurovisão da Canção ESC 2021

Eurovisão 2021 à Vista: O perfil da Irlanda e de Lesley Roy

Eurovisão 2021 à Vista: O perfil da Irlanda e de Lesley Roy
Partilhar o artigo:

Indissociável da história do próprio certame, a Irlanda está a concurso no Festival Eurovisão da Canção (ESC) 2021. Apresentamos o perfil do país, da sua representante Lesley Roy e da canção Maps na rubrica Eurovisão 2021 à Vista. A primeira atuação será na primeira semifinal a 18 de maio.

 

Irlanda na Eurovisão

Estreante em 1965, a Irlanda tem as suas participações a cargo da emissora RTÉ. Logo nos primeiros anos os resultados foram promissores, com o país a demorar apenas cinco anos para vencer pela primeira vez: em 1970 a vitória foi de Dana com All Kinds of Everything.

As boas prestações irlandesas continuaram, com apenas dois resultados fora do top dez nas primeiras 17 presenças. Pelo meio, de mencionar a participação de 1972 em que Sandie Jones interpretou Ceol an Ghrá em Irlandês: a única ocasião em que a Irlanda não concorreu em Inglês. No ano de 1980, houve a segunda vitória da Irlanda, por Johnny Logan com o tema What’s Another Year?. O cantor é também um nome grande da história do ESC, tratando-se de um dos cinco a vencer por duas vezes a solo.

Repetiu o êxito em 1987 com a canção Hold Me Now. Depois, em 1992, foi compositor do tem Why Me?, cantado por Linda Martin. Nesse ano iniciou-se uma sequência de três vitórias consecutivas inédita na história do ESC. Reza a lenda que o último desses triunfos… não o era para ser: o mito urbano que correu na imprensa irlandesa é que o tema Rock ‘n’ Roll Kids, de Paul Harrington & Charlie McGettigan, foi escolhido para não ganhar.

(Continua após o vídeo)

 

Os bons resultados da Irlanda na década de 1990 continuaram. Em 1996, Eimear Quinn levou o tema The Voice ao sétimo (e até agora último) triunfo irlandês, o que constitui um recorde. No ano seguinte, esteve perto de acontecer a oitava vitória, quando Marc Roberts foi segundo interpretando Mysterious Woman.

Por mistério ou não, daí em diante os resultados começaram a decair: de 1998 até 2019, a Irlanda só conseguiu mais cinco classificações entre os 15 primeiros, a melhor delas no sexto lugar em 2000. Desde que em 2004 foram introduzidas as semifinais, só houve seis presenças da Irlanda na final.

Neste período, uma das canções que mais ficou na memória foi Lipstick, dos excêntricos Jedward em 2011 alcançando o oitavo lugar e o prémio artístico Marcel Bezençon. E, no segundo melhor resultado da década 2010-2019, Ryan O’Shaughnessy interpretou Together no ESC 2018 em Lisboa sendo o 16.º classificado.

(Continua após o vídeo)

 

Como recordista de vitórias, a Irlanda é também recordista enquanto sede do ESC, tendo recebido o certame por sete vezes – três delas consecutivas, o que nunca tinha acontecido. Ainda assim, só numa dessas ocasiões é que Dublin não foi o local escolhido, com a edição de 1993 em Millstreet.

No quadro de pontuações, o Reino Unido foi quem mais pontuou a Irlanda (325 pontos no somatório das semifinais e finais e 253 nas finais). Já no sentido inverso, a Irlanda atribuiu a maior quantidade de pontos ao Reino Unido, num total de 252.

Só por duas vezes é que a Irlanda não esteve no ESC desde que se estreou em 1965. Em 1983, uma greve na RTÉ deixou a emissora sem recursos. Já em 2002, o país foi inelegível devido aos resultados dos anos anteriores, mas não deixou de transmitir o certame com a intenção (concretizada) de voltar um ano mais tarde.

(Continua após o vídeo)

 

A representante e a canção: Lesley Roy e Maps

Lesley Roy, de 34 anos, nascida em Balbriggan, foi a escolha interna da Irlanda para o ESC 2020. Depois de ser cancelado, foi reconduzida para este ano, apresentando agora o tema Maps.

O seu percurso começou em 2008 com o álbum Unbeautiful, que chegou a estar em quinto lugar do Top Heatseekers da Billboard. Meses antes tinha estreado o seu primeiro single, I’m Gone, I’m Going, sendo a 48.ª canção mais reproduzida nas estações de rádio Hot AC na semana que terminou a 24 de junho de 2008.

Com uma carreira baseada nos Estados Unidos da América, já colaborou com diversos artistas, como Adam Lambert, Medina, Marlee Scoot, Brendan Murray ou até Katy Perry. Mesmo com o seu percurso do outro lado do Atlântico, nunca deixou de ser fiel seguidora do ESC, até porque cresceu na era de maior sucesso da Irlanda, tendo por isso o certame no seu coração.

A proposta de Lesley Roy e da Irlanda para 2021 é a canção Maps. Um tema pop ritmado criado especificamente para o certame, com o vídeo oficial filmado nas deslumbrantes paisagens do Páirc Náisiúnta Sléibhte Chill Mhantáin.

(Continua após o vídeo)

 

Perfil do país (Irlanda)

Emissora responsável: RTÉ
Chefe de delegação: Michael Kealy
Estreia: 1965; Butch Moore – Walking the Streets in the Rain (resultado: Sexto lugar)
Participações anteriores: 53
Melhor resultado: Sete vitórias (1970: Dana All Kinds of Everything ; 1980: Johnny Logan – What’s Another Year ; 1987: Johnny Logan – Hold Me Now ; 1992: Linda Martin – Why Me? ; 1993: Niam Kavanagh – In Your Eyes ; 1994: Paul Harrington & Charlie McGettigan – Rock ‘n’ Roll Kids ; 1996: Eimear Quinn – The Voice)
Pior resultado: 18.º lugar na semifinal em 2019 (Sarah McTernan – 22)
Anfitriã: Sete vezes (1971, 1981, 1988, 1993, 1994, 1995 e 1997)
Concurso de seleção nacional: Seleção interna
Representante em 2021: Lesley – Maps
Semifinal em 2021: 7.ª a atuar na primeira semifinal (18 de maio)

 

Perfil da representante (Lesley Roy)

Nome: Lesley Roy
Idade: 34 anos (nascida a 17 de setembro de 1986)
Nacionalidade: Irlandesa
Início de carreira: 2008
Álbuns de estúdio: Um (Unbeautiful, de 2008)
Géneros: Alternative rock, pop rock, pop
Outras notas: Seguidora atenta do ESC, tem tido a sua carreira focada nos Estados Unidos da América.

 

Perfil da canção (Maps)

Título: Maps
Género: Pop
Idioma: Inglês
Intérprete: Lesley Roy
Letra e música: Philip Strand,Emelie Eriksson, Lesley Roy, Lukas Hällgren

Sobre o autor

Bernardo Matias

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.