Entrevistas e Exclusivos Festival Eurovisão da Canção ESC 2021

Eurovisão 2021 à Vista: O perfil da Lituânia e dos The Roop

Eurovisão 2021 à Vista: O perfil da Lituânia e dos The Roop
Partilhar o artigo:

Depois de se perfilar como uma das potenciais candidatas à vitória em 2020 antes do cancelamento, a Lituânia continua firme no Festival Eurovisão da Canção (ESC) 2021. Em Eurovisão 2021 à Vista, apresentamos o país, assim como os seus representantes The Roop e a canção Discoteque. A Lituânia abrirá competitivamente o certame, ao ser a primeira a atuar na primeira semifinal a 18 de maio.

 

Lituânia na Eurovisão

A emissora LRT promoveu a estreia da Lituânia no ESC apenas três anos depois do desmembramento da União Soviética, em 1994. Naquela que foi a única seleção interna, o país ficou em último lugar sem pontos, representado por Ovidijus Vyšniauskas com o tema Lopšinė mylimai.

Um início desencorajador que levou a Lituânia a voltar apenas em 1999. No entanto, os resultados raramente foram fortes e em 2003 houve nova ausência. De 2004 até agora, nunca mais a Lituânia ficou de fora, e até tem sido presença relativamente frequente nas finais: só falhou sete em 16.

(Continua após o vídeo)

 

Foi neste período que o país conseguiu os seus melhores resultados. O melhor em absoluto até agora foi o sexto lugar dos LT United com o irreverente tema We Are The Winners em 2006, em que «proclamavam» ser vencedores da Eurovisão. Dez anos depois, a Lituânia conseguiu o seu segundo top dez com o nono lugar de Donny Montell e I’ve Been Waiting for This Night.

Com os The Roop a perfilarem-se como possíveis candidatos às posições cimeiras de 2021, os melhores resultados lituanos poderão ter os dias contados. Só em três ocasiões o Inglês não foi o idioma escolhido (total ou parcialmente) nas canções da Lituânia, incluindo em 1999 quando Aistė estreou o dialeto Samogício com o tema Strazdas.

O país mais pontuado pela Lituânia entre semifinais e finais foi a Letónia com 189 pontos, enquanto que só em finais a Lituânia atribuiu mais pontos à Rússia (125). No sentido inverso, a Irlanda foi quem mais pontuou a Lituânia entre semifinais e finais com 194 pontos e em finais foi a Letónia a dar mais pontos à Lituânia com 90.

(Continua após o vídeo)

 

Os representantes e a canção: The Roop e Discoteque

Constituídos por Vaidotas Valiukevičius, Robertas Baranauskas e Mantas Banišauskas, os The Roop vão representar a Lituânia no ESC 2021.

Foram originalmente eleitos para 2020 ao vencerem o Pabandom iš naujo!, mas depois do cancelamento do ESC 2020 devido à pandemia voltaram a concorrer e a ganhar a seleção nacional para subirem ao palco eurovisivo em 2021.

A banda de Vilnius cruza o pop e o rock, com alguns toques de eletrónica. Apesar de o álbum de estreia datar de 2015, foi com o terceiro lugar na seleção nacional da Lituânia para o ESC em 2018 que se começaram a notabilizar.

Dois anos mais tarde, voltaram com o viral On Fire para ganharem de forma clara, antes de serem os vencedores do Eurovision 2020 – Das Deutsche Final, uma espécie de concurso não oficial de reposição da emissora alemã NDR.

O regresso dos The Roop ao Pabandom iš naujo! em 2021 consumou-se e a segunda vitória também, agora com o tema Discoteque. É um orelhudo e bem-disposto tema electro-pop, que «chama» a dançar, com uma melodia que remete para antigas canções folk, de acordo com a banda.

 

(Continua após o vídeo)

 

Perfil do país (Lituânia)

Emissora responsável: LRT
Chefe de delegação: Audrius Giržadas
Estreia: 1994: Ovidijus Vyšniauskas – Lopšinė mylimai: (resultado: 25.º lugar)
Participações anteriores: 20
Melhor resultado: Sexto lugar (2006: LT United – We Are the Winners)
Pior resultado: 25.º lugar na semifinal em 2005 (Laura & The Lovers – Little by Little)
Concurso de seleção nacional: Pabandom iš naujo!
Representante em 2021: The Roop – Discoteque
Semifinal em 2021: 1.ª a atuar na primeira semifinal (18 de maio)

 

Perfil dos representante (The Roop)

Nome: The Roop
Elementos: Vaidotas Valiukevičius, Robertas Baranauskas, Mantas Banišauskas
Nacionalidade: Lituana
Formação: 2014
Álbuns de estúdio: Dois (primeiro: To Whom it May Concern, de 2015)
Géneros: Pop, Pop rock, soft rock, dance-rock, eletrónica, indie
Outras notas: Os The Roop ganharam quatro M.A.M.A. relativos a 2020, incluindo os de Melhor Canção e Melhor Vídeo do Ano graças a On Fire, tema que apresentariam no ESC 2020.

 

Perfil da canção (Discoteque)

Título: Discoteque
Género: Electro-pop
Idioma: Inglês
Intérprete: The Roop
Letra: Vaidotas Valiukevičius, Mantas Banišauskas, Kalle Lindroth
Música: Vaidotas Valiukevičius, Robertas Baranauskas, Mantas Banišauskas, Laisvūnas Černovas, Ilkka Wirtanen

Sobre o autor

Bernardo Matias

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.