Eurovisão 2021 à Vista: O perfil da Moldávia e de Natalia Gordienko

Eurovisão 2021 à Vista: O perfil da Moldávia e de Natalia Gordienko

03/05/2021 0 Por Bernardo Matias

Continuamos a apresentar os países concorrentes do Festival Eurovisão da Canção (ESC) 2021 em Eurovisão 2021 à Vista. Em foco está agora a Moldávia, Natalia Gordienko e Sugar, que a 20 de maio vão tentar o apuramento na segunda semifinal.

 

Moldávia na Eurovisão

A estreia da Moldávia no ESC é relativamente recente, remontando ao ano de 2005. E as primeiras impressões foram positivas, com os Zdob și Zdub a ficarem no sexto lugar com o tema Boonika bate doba.

Este foi um dos quatro top dez conquistados pelas participações moldavas. Apesar de os resultados quase nunca passarem pelos lugares cimeiros, a verdade é que também não têm sido desastrosos: o país é presença assídua na final, que falhou apenas cinco vezes, e quase sempre ficou entre os 15 primeiros ao chegar à final.

(Continua após o vídeo)

 

O Inglês tem sido o idioma comum a todas as canções da Moldávia. O melhor resultado surgiu em 2017, quando os irreverentes SunStroke Project ficaram em terceiro lugar com o tema Hey, Mamma!.

A par dos Zdob și Zdub, e agora de Natalia Gordienko, os SunStroke Project foram um dos três repetentes pela Moldávia no ESC, com um total de duas participações cada.

A Roménia é o país que mais pontuou a Moldávia (245 pontos em semifinais e finais, e 133 pontos em finais logo à frente de Portugal com 76 pontos). No mesmo sentido, foi a Roménia que mais pontos recebeu da Moldávia: 257 pontos entre semifinais e finais e 149 pontos em finais).

(Continua após o vídeo)

 

A representante e a canção: Natalia Gordienko e Sugar

Aos 33 anos de idade, Natalia Gordienko está longe de ser uma novata. A sua carreira começou em 2003 como vocalista da banda Millenium, que participou na seleção nacional para o Calea Victoriei.

Um ano mais tarde, juntou-se a Arsenium e Connect-R no ESC 2006 pela Moldávia, ficando em 20.º lugar da final com a canção Loca. O primeiro álbum a solo, Time, surgiu em 2010.

No seu currículo, Natalia Gordienko tem o título honorário de Artista Emérita da Moldávia em 2008. No ano passado, foi eleita para o ESC 2020, mas depois do cancelamento devido à pandemia foi reconduzida pela emissora TRM para 2021. Apresenta a canção Sugar, um tema pop muito ‘doce’ cuja composição é dos veteranos Dimitris Kontopoulos e Philipp Kirkorov e a letra dos igualmente experientes Mikhail Gutseriev e Sharon Vaughn.

(Continua após o vídeo)

 

Perfil do país (Moldávia)

Emissora responsável: TRM
Chefe de delegação: Sem dados
Estreia: 2005; Zdob și Zdub – Boonika bate doba (Resultado: Sexto lugar)
Participações anteriores: 15
Melhor resultado: Terceiro lugar em 2017 (SunStroke Project – Hey, Mamma!)
Pior resultado: 17.º lugar na semifinal em 2016 (Lidia Isac – Falling Stars)
Concurso de seleção nacional: Seleção interna
Representante em 2021: Natalia Gordienko – Sugar
Semifinal em 2021: 7.ª a atuar na segunda semifinal (20 de maio)

 

Perfil da representante (Natalia Gordienko)

Nome: Natalia Gordienko
Idade: 33 anos (nascida a 11 de dezembro de 1987)
Nacionalidade: Moldava
Início de carreira: 2003
Álbuns de estúdio: Dois (primeiro: Time, de 2010)
Géneros: Pop
Outras notas: Em 2009, Natalia Gordienko aventurou-se a experimentar ser DJ, no projeto DJ Star.

 

Perfil da canção (Sugar)

Título: Sugar
Género: Pop
Idioma: Inglês
Intérprete: Natalia Gordienko
Letra: Mikhail Gutseriev, Sharon Vaughn
Composição: Dimitris Kontopoulos, Philipp Kirkorov

Partilhar o artigo: