Eurovisão 2021 à Vista: O perfil da Noruega e de TIX

Eurovisão 2021 à Vista: O perfil da Noruega e de TIX

03/05/2021 0 Por Bernardo Matias

Em mais uma apresentação dos participantes no Festival Eurovisão da Canção (ESC) 2021, a Noruega, o seu intérprete TIX e a canção Fallen Angel estão em foco em Eurovisão 2021 à Vista. O país foi sorteado na primeira semifinal, agendada para 18 de maio.

 

Noruega na Eurovisão

Noruega participa no ESC pela emissora NRK. A estreia remonta a 1960, quando Nora Brockstedt interpretou Voi Voi alcançando o quarto lugar. Uma estreia promissora, que levou a artista a voltar um ano mais tarde para ser sétima classificada com o tema Sommer i Palma.

Nos anos seguintes, as classificações foram um pouco mais modestas, antes do primeiro pódio de 1966: conquistado por Åse Kleveland e a canção Intet er nytt under solen. Porém, o resultado mais comum da Noruega ao longo dos anos 1970 viria a ser o último lugar (por três vezes em nove ocasiões).

Apesar dos resultados, a Noruega não deixou de apostar sempre no ESC, falhando apenas a edição de 1970. O trabalho deu finalmente frutos em 1985, com a primeira vitória: graças a Bobbysocks e o emblemático tema La det swinge.

(Continua após o vídeo)

Uma década se passou até que em 1995 a Noruega venceu pela segunda vez: os Secret Garden encantaram a Europa com Nocturne, um tema predominantemente com instrumental de cordas que é considerado um dos mais bonitos de sempre do ESC.

No ano seguinte, a Noruega ficou em segundo lugar com Elisabeth Andreassen (que voltou a solo depois de em 1994 ter participado em dueto com Jan Werner Danielsen). Depois da vitória de 1995, a Noruega conseguiu mais quatro top dez (incluindo dois top cinco), antes de novo título.

Esse surgiu em 2009 com o carismático Alexander Rybak e o tema Fairytale, na altura com um recorde de 387 pontos. Daí até agora, a Noruega tem sido presença regular entre os dez primeiros classificados. Em 2019 conseguiu o quinto lugar pelos KEiiNO e com a canção Spirit in the Sky, que foi a mais votada pelo público nesse ano.

O país mais pontuado pela Noruega é a Suécia, com 453 pontos entre semifinais e finais e 363 pontos em finais. Do mesmo modo, a Suécia foi quem mais pontuou a Noruega: 301 pontos no conjunto de semifinais e finais e 226 pontos em finais.

Por três vezes que a Noruega acolheu o ESC: em 1986 (Bergen), 1996 (Oslo) e 2010 (Fornebu). O país foi galardoado com o prémio de imprensa Marcel Bezençon em 2009 por Fairytale de Alexander Rybak e com o prémio de compositores Marcel Bezençon em 2015 graças ao tema A Monster Like Me de Kjetil Mørland.

(Continua após o vídeo)

 

O representante e a canção: TIX e Fallen Angel

Andreas Andresen Haukeland, com o nome artístico TIX, tem 28 anos de idade e venceu o Melodi Grand Prix 2021 conseguindo assim a vaga da Noruega no ESC 2021.

Além de cantor, é também produtor e compositor, além de alertar para a importância da saúde mental: sofre de Síndrome de Tourette, o que tem impacto psicológico, tendo também atravessado solidão e pensamentos suicidas.

Devido à Síndrome de Tourette, que se manifesta com gestos involuntários chamados tiques, Andreas Andresen Haukeland foi alvo de bullying, mas também foi desses tiques que surgiu o nome artístico TIX.

A sua carreira musical começou em 2012, mas só em 2014 lançou o seu primeiro single, Fraternity, e o álbum de estreia, Dømt og berømt, surgiu em 2016.

Tem vários trabalhos com The Pøssy Project, mas também colaborou com Flo Rida na co-produção de Game Time. O projeto inclui também Sage The Gemini e Ava Max com o hit Sweet but Psycho.

A proposta de TIX para o ESC 2021 é Fallen Angel, que é a versão traduzida de Ut av mørket. Esta canção pop descreve a luta contra a depressão, agravada pela rejeição por uma rapariga pela qual TIX tinha sentimentos.

(Continua após o vídeo)

 

Perfil do país (Noruega)

Emissora responsável: NRK
Chefe de delegação: Stig Karlsen
Estreia: 1960; Nora Brockstedt – Voi Voi (Resultado: Quarto lugar)
Participações anteriores: 58
Melhor resultado: Três vitórias (1985: Bobbysocks – La det swinge ; 1995: Secret Garden – Nocturne ; 2009: Alexander Rybak – Fairiytale)
Pior resultado: 18.º lugar na semifinal em 2011 (Stella Mwangi – Haba Haba)
Concurso de seleção nacional: Melodi Grand Prix
Representante em 2021: TIX – Fallen Angel
Semifinal em 2021: 9.ª a atuar na primeira semifinal (18 de maio)

 

Perfil do representante (TIX)

Nome: Andreas Andresen Haukeland (TIX)
Idade: 28 anos (nascido a 12 de abril de 1993)
Nacionalidade: Norueguesa
Início de carreira: 2012
Álbuns de estúdio: Um (Dømt og berømt, de 2016)
Géneros: Pop, EDM
Outras notas: TIX tem apenas um álbum, Dømt og berømt, de 2016, que alcançou o segundo lugar da VG-lista.

 

Perfil da canção (Fallen Angel)

Título: Fallen Angel
Género: Pop
Idioma: Inglês
Intérprete: TIX
Letra: Andreas Haukeland, Emelie Hollow, Mathias Haukeland
Composição: Andreas Haukeland

Partilhar o artigo: