Entrevistas e Exclusivos Festival Eurovisão da Canção ESC 2021

Eurovisão 2021 à Vista: O perfil da Ucrânia e dos Go_A

Eurovisão 2021 à Vista: O perfil da Ucrânia e dos Go_A
Partilhar o artigo:

Terminamos a rubrica Eurovisão 2021 à Vista com a apresentação da participação da Ucrânia com os Go_A e o tema Shum. Vão atuar na primeira semifinal do Festival Eurovisão da Canção (ESC) 2021 a 18 de maio, na procura da qualificação.

 

Ucrânia na Eurovisão

Estreante em 2003, a Ucrânia tem a sua participação no ESC a cargo da UA:PBC. Depois de começar com um 14.º lugar, conseguiu logo no ano seguinte a sua primeira vitória: com Ruslana e o tema Wild Dances, que teve sucesso bem para além do ESC.

Um dos países de grande sucesso, a Ucrânia nunca falhou o apuramento para a final, tendo estado ausente apenas em 2015 por dificuldades financeiras da NTU (a emissora responsável na altura) e em 2019 pela polémica em torno de MARUV (vencedora da seleção nacional desse ano).

(Continua após o vídeo)

 

Certo é que, fora as duas ausências, a Ucrânia esteve sempre na final desde que participa, algo só conseguido até hoje pela Austrália (excetuando os Big 5 que têm qualificação automática). E os resultados ucranianos costumam ser fortes.

Depois da vitória de 2004, conseguiu mais dois segundos lugares, um terceiro e outro triunfo, quando em 2016 Jamala foi a vencedora surpresa com a canção1944. A letra estreou o idioma Tártaro da Crimeia no ESC. Curiosamente, no ano seguinte houve o pior resultado ucraniano com o tema Time de O.Torvald a ficar apenas em 24.º.

A Bielorrússia foi o país que mais pontos levou da Ucrânia no somatório das semifinais e finais (155), enquanto que só em finais a Rússia foi o país mais pontuado pela Ucrânia com 116 pontos. Já a Bielorrússia foi quem mais pontos atribuiu à Ucrânia (215 no conjunto de semifinais e finais e 126 só em finais).

(Continua após o vídeo)

 

Os representantes e a canção: Go_A e Shum

Os Go_A foram formados em 2012, sendo constituídos por quatro elementos: Ihor Didenchuk, Ivan Hrykoriak, a vocalista Kateryna Pavlenko e Taras Shevchenko. No ano passado ganharam o Vidbir e garantiram a vaga no ESC 2020 pela Ucrânia. Depois do cancelamento devido à pandemia, foram reconduzidos internamente pela UA:PBC.

Quando se formaram, os Go_A propuseram-se juntar a música eletrónica moderna e temas étnicos e do folclore e tradições ucranianas, iniciativa de Taras Shevchenko. A designação da banda significa ‘regressar às raízes’ com a palavra Inglesa para ‘Ir’ (Go) e o A de Alfa (a primeira letra do alfabeto grego, representando o início de tudo).

Em 2012 surgiu a primeira canção, Koliada, mas só em 2015 é que os Go_A viriam a ganhar mais notoriedade com o tema Vesnianka. Com este ganharam o The Best Track na Ucrânia liderando o ranking 10Dance da rádio Kiss FM no país durante seis semanas. A mesma estação de rádio distinguiu-os como Descoberta do Ano.

O álbum de estreia, #Idinazvuk, surgiu em novembro de 2016, incluindo dez temas. Mais tarde, em 2020 foi anunciado que concorreriam ao Vidbir com Solovey, vencendo o certame. Este ano, os Go_A foram selecionados internamente.

A canção eleita foi Shum. Depois de ter uma versão original mais folclórica, teve de ser adaptada para o ESC, mantendo a sonoridade folktronica. Baseia-se no ritual folclórico ucraniano Shum, envolvendo um jogo e que decorria na primavera. A versão para o ESC pretende também dar uma energia mais positiva, já que no original os Go_A consideram que é um pouco mais tensa. Shum marca o regresso do idioma Ucraniano ao ESC, que já não se faz ouvir desde 2007. É também a primeira vez que a Ucrânia se apresenta com uma canção na linguagem do seu país.

(Continua após o vídeo)

 

Perfil do país (Ucrânia)

Emissora responsável: UA:PBC
Chefe de delegação: Oksana Skybinska
Estreia: 2003; Oleksandr Ponomaryov – Hasta La Vista (Resultado: 14.º lugar)
Participações anteriores: 15
Melhor resultado: Duas vitórias (2004: Ruslana Wild Dances ; 2016: Jamala – 1944)
Pior resultado: 24.º lugar em 2017 (O.Torvald – Time)
Concurso de seleção nacional: Seleção interna
Representante em 2021: Go_A – Shum
Semifinal em 2021: 15.ª a atuar na primeira semifinal (18 de maio)

 

Perfil dos representantes (Go_A)

Nome: Go_A
Elementos: Ihor Didenchuk, Ivan Hryhoriak, Kateryna Pavlenko e Taras Shevchenko
Nacionalidade: Ucraniana
Formação: 2012
Álbuns de estúdio: Um (#Idinazvuk em 2016)
Géneros: Folk pop, Folktronica, Folk rock
Outras notas: Em 2021, os Go_A estiveram nomeados para Revelação do Ano nos Yuna Music Awards, dos mais importantes prémios musicais na Ucrânia.

 

Perfil da canção (Shum)

Título: Shum
Género: Folktronica
Idioma: Ucraniano
Intérprete: Go_A
Letra: Kateryna Pavlenko
Música: Taras Shevchenko, Kateryna Pavlenko, Ihor Didenchuk

Sobre o autor

Bernardo Matias

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.