Entrevistas e Exclusivos Festival Eurovisão da Canção ESC 2021

Eurovisão 2021 à Vista: O perfil de Israel e de Eden Alene

Eurovisão 2021 à Vista: O perfil de Israel e de Eden Alene
Partilhar o artigo:

Responsável por temas marcantes da história, Israel está mais uma vez presente no Festival Eurovisão da Canção (ESC) 2021. Apresentamos em detalhe o país, assim como a sua representante Eden Alene e da canção Set Me Free. Israel é um dos países que concorrerá na primeira semifinal, a 18 de maio.

 

Israel na Eurovisão

Atualmente é a emissora KAN que assegura a participação de Israel no ESC. A estreia do país remonta a 1973 e logo no primeiro ano houve um bom resultado com o quarto lugar de Ilanit e Ey Sham. Foi também a estreia do idioma Hebreu no palco eurovisivo.

Nos seus primeiros 11 Festivais, Israel nunca acabou abaixo de 11.º e nesse período conseguiu duas vitórias: em 1978 com Izhar Cohen e Alphabeta a interpretarem A-Ba-Ni-Bi; e em 1979 com Milk and Honey e o tema Hallelujah. São duas canções que ficam no ouvido e são intemporais, marcantes na história do ESC.

Surpreendentemente, a primeira ausência de Israel aconteceu em 1980. No ano seguinte à vitória, por falta de disponibilidade financeira da emissora então responsável (a IBA) para sediar o certame duas vezes seguidas, a organização foi dada aos Países Baixos. No entanto, o ESC foi agendado para o Dia da Memória e Israel ficou de fora. Até agora, foi a única vez em que o vencedor não teve a chance de defender o título.

(Continua após o vídeo)

 

Em todo o caso, Israel voltou em 1981 e continuou a somar top dez consecutivamente, falhando essa zona da classificação apenas quatro vezes até 1995. Um ano mais tarde, ficou-se pela pré-qualificação com um modesto 28.º lugar e em 1997 Israel voltou a ficar de fora. O regresso em 1998 foi em grande, com a terceira vitória: de Dana International com Diva, contra todas as críticas dos israelitas mais conservadores por ser transgénero.

Desde a vitória de 1999 até agora, houve uma quebra de resultados, destacando-se dois top cinco, dois nonos lugares e, claro, a quarta vitória: em 2018 em Lisboa com a peculiar canção Toy da irreverente Netta. Antes, em 2010, Harel Skaat e a canção Milim fizeram o pleno nos prémios Marcel Bezençon.

Das três vezes que o ESC foi em Israel, duas foi em Jerusalém, mas em 2019 a sede foi Telavive. A Suécia foi o país mais pontuado por Israel: 208 pontos no conjunto das semifinais e finais e 171 pontos nas finais. Já a França foi o país que mais pontuou Israel: atribuiu 252 pontos nas semifinais e finais e 205 pontos nas finais.

(Continua após o vídeo)

 

A representante e a canção: Eden Alene e Set Me Free

Eden Alene foi escolhida internamente pela KAN para representar Israel no ESC 2021, com o tema Set Me Free eleito pelo público. É uma jovem cantora de 20 anos, que iniciou o seu percurso em 2017.

Dedicada ao R&B, soul e pop, Eden Alene estreou-se nas lides musicais ao participar na edição de 2017/2018 do The X Factor Israel que terminou com a vitória. Logo em 2018 atuou nas celebrações do 70.º aniversário da criação do Estadao de Israel, além de lançar o single de estreia Better.

No fim de 2019, competiu no HaKokhav HaBa, que escolheu o representante de Israel no ESC 2019, e como ganhou conseguiu a vaga. No entanto, o certame foi cancelado devido à pandemia e posteriormente Eden Alene foi escolhida internamente para 2021, tendo assim a sua chance de subir ao palco eurovisivo.

A canção de Eden Alene e de Israel para o ESC 2021 é Set Me Free. Foi eleita pelo público em janeiro passado, sendo um funk pop que inclui uma nota B6 em registo de apito que é a nota mais alta da história do ESC. É um tema de amor próprio.

(Continua após o vídeo)

 

Perfil do país (Israel)

Emissora responsável: KAN
Chefe de delegação: Yuval Fischer
Estreia: 1973; Ilanit – Ey Sham (resultado: Quarto lugar)
Participações anteriores: 43
Melhor resultado: Quatro vitórias (2005: Izhar Cohen e Alphabeta – A-Ba-Ni-Bi ; 1979: Milk and Honey – Hallelujah ; 1998: Dana International – Diva ; 2018: Netta – Toy)
Pior resultado: 16.º lugar na semifinal em 2016 (Argo – Utopian Land)
Anfitrião: Três vezes (1979, 1999 e 2019)
Concurso de seleção nacional: Seleção interna
Representante em 2021: Eden Alene – Set Me Free
Semifinal em 2021: 12.ª a atuar na primeira semifinal (18 de maio)

 

Perfil da representante (Eden Alene)

Nome: Eden Alene
Idade: 20 anos (nascida a 7 de maio de 2000)
Nacionalidade: Israelita
Início de carreira: 2017
Álbuns de estúdio: Zero (um EP: HaShir HaBa L’Eurovizion, de 2020)
Géneros: R&B, soul, pop
Outras notas: Vencedora da edição 2017/2018 do The X Factor Israel

 

Perfil da canção (Set Me Free)

Título: Set Me Free
Género: Funk-Pop
Idioma: Inglês
Intérprete: Eden Alene
Letra e música: Amit Mordechai, Ido Netzer, Noam Zaltin, Ron Carmi

Sobre o autor

Bernardo Matias

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.