Eurovisão 2022 acompanhada por 161 milhões de espectadores e em crescimento online
Créditos da imagem: EBU / Andres Putting

Eurovisão 2022 acompanhada por 161 milhões de espectadores e em crescimento online

24/05/2022 0 Por Bernardo Matias

Festival Eurovisão da Canção (ESC) 2022 divulgou os dados de audiências, destacando-se em especial a subida das interações e acompanhamento online através dos canais oficiais do evento.

As duas semifinais e a grande final foram acompanhadas por 161 milhões de pessoas na televisão nos 34 mercados com medição de audiência televisiva, com o alcance nesses territórios a subir sete milhões de telespectadores.

No total, é uma quebra de espectadores pela televisão face ao ano anterior, mas o comunicado ressalva que se perderam as audiências da Rússia (excluída do ESC) e da Ucrânia (que não contabilizou dados este ano).

Os ratings subiram especialmente em Espanha e no Reino Unido, e em 13 dos 34 mercados o ESC teve share superior a 50 por cento. Destaca-se em particular a Islândia, onde foi de 96,4 por cento.

Refira-se que na RTP 1 se destacou em particular a grande final, acompanhada por 1.290.000 pessoas, correspondente a audiência média de 14,1 e 41,2 por cento de share.

Nas redes sociais, o TikTok (que é agora parceiro oficial e incluiu a transmissão dos três espetáculos ao vivo) registou 189 milhões de visualizações de vídeos durante as duas semanas de atividade. Já no YouTube foram registadas 42,3 milhões de visualizações únicas em 232 países e territórios. Houve um crescimento de cerca de 50 por cento nos espectadores que optaram por seguir a grande final através do YouTube oficial do ESC.

Já no Twitter, durante a semana do ESC foram registados mais de oito milhões de tweets sobre o certame e, no total dos quatro canais oficiais nas redes sociais, existiram mais de 284 milhões de visualizações de vídeos. No Facebook foram alcançadas 24 milhões de pessoas e no Instagram 13,5 milhões de utilizadores, com publicações vistas mais de 255 milhões de vezes.

Martin Österdahl, supervisor-executivo do Festival Eurovisão da Canção, afirmou: “Não podíamos estar mais contentes por ver o sucesso do Festival Eurovisão da Canção em todos os nossos canais membros e nas nossas plataformas digitais este ano. Mais uma vez, vimos a enorme popularidade do Festival entre os públicos jovens, alguns dos quais a descobrir o evento pela primeira vez. O Festival Eurovisão da Canção tem verdadeiramente apelo global demonstrado pelos milhões a assistirem em todos os territórios do planeta e pelos milhões a interagirem nas redes sociais”.

Partilhar o artigo: