Festival Eurovisão da Canção

Eurovizijos nacionalinė atranka (Lituânia) pode ter mudanças em 2020

Eurovizijos nacionalinė atranka (Lituânia) pode ter mudanças em 2020 Créditos da imagem: Thomas Hanses
Partilhar o artigo:

A Lituânia seleciona habitualmente o seu representante para o Festival Eurovisão da Canção (ESC) pelo Eurovizijos nacionalinė atranka, que no ano que vem pode ter mudanças. Pelo menos, a possibilidade parece estar em equação, segundo declarações de responsáveis da emissora LRT.

Gediminas Jaunius, produtor do Eurovizijos nacionalinė atranka, comentou ao site lrytas.lt que pode ser pensado um formato com menos galas: “Um processo de seleção longo faz parte integral de um orçamento maior. Uma seleção longa requer muito dinheiro para organizar. Imaginem se existissem três em vez de sete espetáculos. Então, o orçamento poderia ser redirecionado primeiro para um estudo técnico melhor preparado. Neste caso, o estúdio da LRT foi muito modesto”.

O responsável admitiu que mais artistas é sinónimo de maior diversidade, mas nesse formato intérpretes mais consagrados podem não se sentir motivados a participar: “Quando há muitos participantes, permite-se a máxima diversidade. Não concordaria que a seleção para a Eurovisão devesse ser outro ‘talent show’. Portanto, artistas sólidos não tentam ir para competições assim porque sentem que cresceram”.

De seguida, Gediminas Jaunius sustentou: “Se disséssemos que o nosso derradeiro objetivo é estar bem na Eurovisão, então os recursos deveriam ser direcionados ao artista que ganha [a seleção nacional]. Isto é para garantir que ele já está na competição”.

Já Audrius Giržadas, chefe de delegação da Lituânia, frisou que o mercado lituano é pequeno, ao passo que Gediminas Jaunius frisou a necessidade de existir maior clareza quanto à votação em si: “Não iremos evitar isto, portanto devíamos ter tantos elementos quanto possível para clarificar na seleção nacional. Um desses poderia ser uma declaração de imparcialidade, que obriga os jurados a não perseguirem interesses pessoais. Outra opção seria atrair artistas estrangeiros ao júri, permitindo ganhar uma melhor compreensão dos mercados estrangeiros”.

Sobre o autor

Bernardo Matias

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.