Destaque Entrevistas e Exclusivos FdC 2019 Festival da Canção

Exclusivo/Entrevista a NBC: “A canção é tão pessoal, que não podia ser outra pessoa a interpretá-la”

Exclusivo/Entrevista a NBC: “A canção é tão pessoal, que não podia ser outra pessoa a interpretá-la” Imagem: Captura de ecrã RTP/YouTube
Partilhar o artigo:

Um dos concorrentes na segunda semifinal do Festival RTP da Canção, que se realiza este sábado, é NBC. O eFestivalPT conseguiu entrevistar o cantor que é visto como um dos candidatos à vitória no certame, numa entrevista exclusiva em que pode conhecer um pouco mais NBC e também saber das suas impressões acerca da participação no certame que define o representante português no Festival Eurovisão da Canção deste ano.

eFestivalPT (eFPT): Para começar, falemos do NBC enquanto artista – como é que chega a carreira musical, como se define musicalmente? Que marcos no seu percurso destaca até ao momento?
NBC: Tudo faz parte de um caminho longo que começou nos anos 90, ainda era um miúdo.  O Bob Marley, o Michael Jackson, o Tim Maia, o Roberto Carlos, acho que foram eles que ajudar a definir-me. Hoje com 44 anos, talvez este seja um dos momentos altos, de cantar para representar Portugal num espectáculo tão ilustre.

eFestivalPT (eFPT): Na sua página de Facebook, pode ler-se que é “um dos fundadores do hip-hop português, mas desde sempre se deixa influenciar pelo vibe do Groove, pela energia do funk, pela irreverência do rock ou pela profundidade que só o soul e o blues conseguem imprimir”. A pergunta é: Considera-se um artista com muita versatilidade?
NBC: Talvez, sim. Ao longo do tempo, acho que a principal versatilidade está na minha voz, que fui descobrindo até onde poderia ir.

eFestivalPT (eFPT): Como encarou a chance de participar no Festival RTP da Canção? Já tinham existido abordagens anteriormente?
NBC: Encarei com muita naturalidade, depois de ter já feito parte do medley de canções em 2017. Acompanho o Festival da Canção desde muito novo, por isso, isto é um sonho de há muitos anos.

eFestivalPT (eFPT): O NBC é o compositor da sua própria canção. Soube logo que teria de se escolher a si para intérprete ou chegou a pensar em convidar alguém?
NBC: A canção é tão pessoal, que, na verdade, não podia ser outra pessoa a interpretá-la.

eFestivalPT (eFPT): Falando da canção em si: qual é a mensagem que pretende passar?
A mensagem é aquela que cada pessoa sentir para si. Se daqui a 50 anos, ainda tiver a mesma força, então temos um clássico nas mãos. Um clássico de todos!

eFestivalPT (eFPT): Quais são as suas expectativas para a sua participação no Festival RTP da Canção? E quem considera serem os maiores candidatos entre os 12 – os quatro apurados da primeira semifinal e os oito a concurso na segunda?
NBC: Vamos aguardar por logo à noite. Tenho a certeza que passarão os melhores …

eFestivalPT (eFPT): De onde surge, qual a ideia por trás, do seu nome artístico, NBC?
NBC: São as iniciais de ‘Natural Black Color’. Mas num primeiro momento era a abreviatura de um rei da Babilónia Nabucodonosor.

eFestivalPT (eFPT): Por último, complete a frase: “Participar no Festival Eurovisão da Canção por Portugal seria…”
NBC: Dizer aos meus pais ‘lutamos e conseguimos’ …

Sobre o autor

Bernardo Matias

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.