
Morreu esta madrugada Armando Gama. O artista, que tinha 67 anos de idade, representou Portugal no Festival Eurovisão da Canção (ESC) em 1983, com o tema Esta Balada Que Te Dou.
De acordo com a SIC Notícias, Armando Gama não resistiu a um cancro no pâncreas, pelo qual estava internado no Instituto Português de Oncologia.
Nascido a 1 de abril de 1954, o cantor e músico gravou o seu primeiro disco no duo Marinho & Gama, ainda em Angola onde nasceu. Já em Lisboa integrou os Tantra e os Sarabanda, e em 1982 lançou o primeiro disco a solo, Quase Tudo.
No ano seguinte venceu o Festival da Canção (onde já tinha estado com os Sarabanda) e defendeu Portugal no ESC. O tema que levou a concurso, Esta Balada Que Te Dou, ficou na 13.ª posição, e depois do certame teve amplo sucesso ao ser editada em 13 países europeus além de ir aos tops da Bélgica.
Depois da vitória de 1983, Armando Gama ainda participou no Festival da Canção em 1992 sendo finalista e em 2009 ficando-se pela fase da votação online. Mais recentemente, nos últimos anos da carreira atuou de novo em grupo, com a banda Revival, mas também a solo.
Refira-se que, fora dos palcos, o artista ficou marcado também por uma polémica de alegada violência doméstica, com a ex-companheira Bárbara Barbosa a queixar-se de agressões físicas diante do filho comum e coação psicológica. O caso levou mesmo à detenção de Armando Gama em janeiro de 2020. Meses depois chegou mesmo a ser acusado pelo Ministério Público, reiterando sempre a sua inocência em declarações à imprensa.
À família, amigos e relativos de Armando Gama, o e-FestivalPT endereça as sentidas condolências.
Deixe um comentário