Federação das emissoras autónomas espanholas pede para ser membro da EBU
Imagem: FORTA

Federação das emissoras autónomas espanholas pede para ser membro da EBU

14/06/2019 0 Por Bernardo Matias

A Federación de Organismos de Radio y Televisión Autonómicos (FORTA) vai avançar para o pedido de ser membro de pleno direito da União Europeia de Radiodifusão (EBU). A entidade completa em 2019 os seus 30 anos, congregando 12 serviços públicos audiovisuais do Estado espanhol.

Foi criada pelas empresas da Andaluzia, Catalunha, Comunidade Valenciana, Galiza e País Basco, mas também reúne emissoras de outras comunidades autónomas espanholas. De acordo com o site eurovision-spain.com, o secretário-geral da FORTA, Enrique Laucirica, considera que é possível a Federação aceder à EBU, mas necessita de uma autorização da RTVE que ao longo dos anos não se tem mostrado recetiva a que tal aconteça.

Sendo membro da EBU, a FORTA pode aceder ao intercâmbio de notícias e outros conteúdos da entidade internacional, mas também pode participar em concursos Eurovisão nos quais a RTVE não tenha interesse. O mesmo acontece no Reino Unido, aonde a UKIB congrega empresas audiovisuais regionais britânicas. Em 2018, a S4C do País de Gales entrou no Festival Eurovisão da Canção Júnior (JESC) e este ano no Choir of the Year tal como a BBC Alba da Escócia.

Partilhar o artigo: