

O Festival da Canção mantém-se como a seleção de Portugal para o Festival Eurovisão da Canção (ESC) em 2023. O formato será praticamente idêntico, mas há ajustes aos regulamentos.
Vão ser 20 as canções a concurso: 16 serão de autores convidados diretamente pela emissora RTP, enquanto as restantes quatro proveem da livre submissão cujas candidaturas estão abertas até 21 de outubro. Podem concorrer todos os cidadãos portugueses, incluindo residentes noutros países, além de estrangeiros que residam em Portugal.
As canções serão depois selecionadas por um júri até 31 de outubro, sendo os jurados personalidades com mérito reconhecido na música, produção musical, rádio e televisão. Os concorrentes eleitos vão depois gravar a versão final das suas propostas até 30 de novembro.
Cada semifinal terá dez canções a concurso e os resultados serão apurados pela combinação das votações do público via televoto e do júri (cada qual com o peso de 50 por cento). No entanto, existe uma grande novidade: cinco canções são apuradas por esta conjugação de votações, mas depois inicia uma nova ronda de votação em que o público escolherá sozinho a sexta canção apurada.
Significa isto que, ao todo, existirão 12 finalistas. Os resultados serão definidos pela combinação em 50/50 dos votos do público e do júri regional, com as pontuações a serem atribuídas na escala de 12, 10, 8 a 1 pontos. Como há 12 finalistas e apenas dez pontuações, as duas menos votadas ficam sem pontos.
O regulamento do Festival da Canção está disponível nesta ligação.
Deixe um comentário