
Filomena Cautela ganhou o Prémio Especial 25 Anos na categoria Revelação nos Globos de Ouro 2021. A habitual co-apresentadora de finais do Festival da Canção, e co-apresentadora do Festival Eurovisão da Canção (ESC) 2018 em Lisboa, foi distinguida pelo seu trabalho na RTP.
No discurso de premiação, Filomena Cautela começou por afirmar: “É um bocadinho escusado dizer que eu não fazia ideia que isto ia acontecer. É muito difícil deixarem-me sem palavras […]. Daniel [Oliveira], parece-me de uma irreverência e de uma coragem muito atípicas, na televisão nacional, que se dê um prémio destes a alguém que não é do mesmo canal e a alguém que talvez nunca tenha pisado as mesmas linhas que se devem pisar para se chegar aqui, ou para se ganhar um prémio destes, ou para se fazer parte de uma casa como a SIC. E agora, quer queiram, quer não, vou fazer parte da história disto”.
Seguiram-se agradecimentos da apresentadora: “Tenho de agradecer ao Gonçalo Madaíl, que é o grande culpado por eu fazer seja o que for em televisão; tenho de agradecer ao José Fragoso e às últimas duas direções da RTP porque se é bom que as estações privadas possam ‘desbundar’ à grande e à francesa e tenham a pressão das audiências para o fazer, cuidem do vosso serviço público de televisão. Cuidem de um serviço público que também se pauta por não ter só a preocupação de fazer um entretenimento puro ou vazio, ou sem intenção, ou sem consequência. Fiz uma escolha há um ano, de dedicar-me a outro tipo de projetos, portanto isto é completamente atípico de acontecer em Portugal”.
Deixe um comentário