Final na Croácia; semifinais na Noruega e Suécia: Como seguir o ‘sábado eurovisivo’

Final na Croácia; semifinais na Noruega e Suécia: Como seguir o ‘sábado eurovisivo’

13/02/2021 0 Por Bernardo Matias

Dia de decisões na Croácia neste sábado eurovisivo. Aquele país decide o representante no Festival Eurovisão da Canção (ESC) 2021 numa das três galas das seleções nacionais marcadas para esta noite. As outras são semifinais do Melodi Grand Prix (Noruega) e do Melodifestivalen (Suécia). Saiba aqui de tudo para acompanhar cada um, cujo seguimento será feito em cima do momento pelo e-FestivalPT.

Fecha-se esta noite a fase das semifinais do Melodi Grand Prix 2021. Quatro concorrentes lutam por mais um lugar na final nesta quinta-semifinal, marcada para as 18h50 (hora de Portugal Continental). Como habitualmente, são sorteados dois duelos na primeira fase, sendo os vencedores apurados para o Gold Duel. Quem ganhar esse frente-a-frente tem lugar garantido na final. Os demais três juntam-se aos possíveis wildcard, sendo essa vaga atribuída na segunda-feira. Rein Alexander, pré-qualificado para a final, apresenta pela primeira vez ao vivo o seu tema, Eyes Wide Open. A gala poderá ser acompanhada na NRK 1nesta ligação.

Em gala única, o Dora 2021 apura esta noite o representante da Croácia no ESC 2021. São 14 os concorrentes, entre eles Nina Kraljić e Tony Cetinski que já defenderam o país no ESC anteriormente. A partir de Opatija, os participantes interpretam os seus temas e o resultado é decidido por uma combinação da votação do júri e do público. Cada um dos dez jurados tem 58 pontos para atribuir, sendo que do público são atribuídos pontos com base na percentagem do total de votos que representa 580 pontos (tantos quantos os jurados todos juntos). O espetáculo é a partir das 20h10 e pode ser acompanhado na HRT 1 nesta ligação (mediante registo).

Na sua segunda semifinal, o Melodifestivalen 2021 prossegue na Suécia. Agendada para as 19h00, a gala será transmitida na SVT 1 estando disponível através desta ligação. Sobem sete intérpretes ao palco, incluindo a segunda  classificada do ano passado, Dotter. O público decide o resultado na íntegra, sendo os dois mais votados finalistas, os terceiro e quarto seguem para a Andra Chansen e os outros três concorrentes ficam eliminados.

 

Melodi Grand Prix, quinta semifinal (Noruega): 18h50

 

Melodifestivalen, segunda semifinal (Suécia): 19h00

 

Dora (Croácia): 19h10

Partilhar o artigo: