
Sem grande surpresa, o Grupo de Referência da União Europeia de Radiodifusão (EBU) confirmou que as canções que concorreriam ao Festival Eurovisão da Canção (ESC) deste ano não são elegíveis para 2021.
A decisão é anunciada e explicada em comunicado: “O Grupo de Referência do Festival Eurovisão da Canção, que representa todas as emissoras participantes, concordou que os regulamentos do Festival Eurovisão da Canção devem ser mantidos para o evento quando regressar em 2021. Isto significa que as canções que competem no próximo ano não podem estar comercialmente disponíveis antes de 1 de setembro de 2020, o que exclui a seleção atual de canções escolhidas para o evento cancelado deste ano”.
A justificação prossegue: “Também se olhou para o facto de levar as mesmas canções ao ESC 2021 não estaria no espírito do Festival e o entusiasmo e envolvimento criado todos os anos durante a ‘época de seleções’ seria perdido. Isto teria impacto do desenvolvimento na redes sociais, online e no ar para as emissoras participantes durante as finais nacionais e os espetáculos de antevisão. Concordou-se que abandonar a regra do lançamento comercial a 1 de setembro, mesmo nestas circunstâncias sem precedentes, levaria a competição injusta em 2021, em que algumas emissoras escolheriam submeter a canção deste ano ou escolher uma mais nova”.
Quanto a artistas, é dada a liberdade às emissoras de enviarem os intérpretes eleitos em 2020 ou de escolherem um novo, numa altura em que já existem decisões em ambos os sentidos.
Deixe um comentário