Hispavisión

Hispavisión avança pela RTVE em 2023 com países ibero-americanos; Portugal e Brasil convidados

Hispavisión avança pela RTVE em 2023 com países ibero-americanos; Portugal e Brasil convidados Imagem: RTVE/Imprensa
Partilhar o artigo:

A RTVE, emissora pública de Espanha, lança o Hispavisión. Este será um certame inspirado no Festival Eurovisão da Canção (ESC) que reúne não só aquele país, como também Portugal, Brasil e outros ibero-americanos. A primeira edição será em 2023 na Colômbia, mais concretamente em Cartagena das Índias.

A novidade foi hoje anunciada pelo presidente da RTVE, José Manuel Pérez Tornero, no I Foro Iberoamericano de Servicio Público Audiovisual – organizado pela RTVE em parceria com a Asociación del as Televisiones Educativas y Culturales Iberoamericanas.

Desde já foi criado um grupo de trabalho para definir os moldes do Hispavisión, entre o formato de participação, de votação e de seleção do representante de cada país. Ainda que o Hispavisión seja vocacionado para os países de idioma Castelhano, Portugal e Brasil serão convidados na primeira edição.

José Manuel Pérez Tornero justificou assim esta aposta: “A determinação surge do Benidorm Fest, pela importância de convocar os jovens e a sua criatividade, que desperta a vontade de nos unirmos e fortalecermos a nossa cultura comum”.

Esta já não é a primeira vez que um certame reúne os países latino-americanos. Depois do Festival Mundial da Canção Latina, o Festival OTI da Canção aconteceu entre 1972 e 2000, juntando países membros da Organização de Televisão Ibero-americana. Portugal nunca ganhou, ao contrário do Brasil que venceu por três vezes. Desde 1960 que se realiza em Viña del Mar (Chile) o Festival Internacional de la Canción de Viña del Mar.

Sobre o autor

Bernardo Matias

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.