Entrevistas e Exclusivos Festival Eurovisão da Canção Multimédia História

HISTÓRIA: A primeira vitória ibérica no Festival Eurovisão

HISTÓRIA: A primeira vitória ibérica no Festival Eurovisão
Partilhar o artigo:

Antes – muito antes – de Salvador Sobral levar de vencida no Festival Eurovisão da Canção (ESC) em 2017 e assim dar a Portugal a sua primeira vitória, a Península Ibérica teve pela primeira vez um triunfo eurovisivo. E como a vitória de Salvador marcou a estreia de Portugal nos êxitos, já terá percebido que falamos de Espanha.

Corria o ano de 1968, há precisamente meio século, quando o país de ‘Nuestros hermanos’ ganhou pela primeira vez o ESC. A responsável foi Massiel, com La, la la. E a participação espanhola não deixou de estar envolta em polémica, apenas ao nível interno. É que Massiel não foi a escolhida inicialmente para interpretar o tema.

Esse tinha sido Joan Manuel Serrat mas, em plena ditadura de Franco, uma exigência afastou-o do Festival Eurovisão: o artista queria cantar em catalão, o que foi interpretado como afronta ao regime franquista. Será que foi uma troca que valeu o triunfo a Espanha? Isso nunca se irá saber, como é natural.

O que se sabe, isso sim, é que Massiel encantou a Europa: recebeu 29 pontos de dez países (não, Portugal não foi um dos que pontuou Espanha…) e bateu o segundo classificado por um ponto. E o segundo classificado ficou, provavelmente, com os ‘louros’ do mais inesquecível ao longo dos anos vindo da edição de 1968…

… Sim, porque os ‘parabéns’ em Inglês não foram só ouvidos para parabenizar a vencedora, como também na famosa canção de Cliff Richards, Congratulations, que foi a vice-campeã do ESC de 1968. O artista competiu em casa, pois o certame foi realizado no Royal Albert Hall em Londres, a 6 de abril. A BBC foi o host broadcaster.

Portugal esteve em 1968 pela quarta vez num Festival Eurovisão e conquistou o 11.º lugar (melhor resultado até então). O artista foi Carlos Mendes, que interpretou uma música que terá certamente ficado no ouvido de muitos: Verão.

Sobre o autor

Bernardo Matias

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.