Já foi desvendada a identidade visual e sonora do Festival Eurovisão da Canção (ESC) 2025. O certame realiza-se em Basileia, Suíça, no próximo mês de maio.
A autoria é do diretor de arte Artur Deyneuve, que segundo o site oficial do certame pretendeu “criar um design que fizesse as pessoas sentirem-se ouvidas e valorizadas”. A inspiração vem da tradição helvética da democracia direta, com base no ouvir e no diálogo.
Uma mensagem que também será veiculada através do símbolo de coração do ESC, que também “representa diálogo, unidade e o poder unificador da música”. Estes corações pulsantes integram o design, ao representarem a união de milhões de pessoas pelo ESC.
Os produtores co-executivos, Moritz Stadler e Reto Peritz, afirmaram ao site do evento: “O design bem pensado de Artur é emocionalmente envolvente e leva a Eurovisão a outro nível. O coração da Eurovisão bate em tempo com o ritmo, simbolizando o poder unificador da música. Fiel ao slogan da Eurovisão «United by Music» [«Unidos pela Música»], irá juntar as pessoas de todo o mundo”.
Quanto à identidade sonora, esta combina elementos tradicionais e modernos, com base numa batida poderosa e a integrar elementos da música tradicional da Suíça como o canto tirolês ou os corpos de tambores, tal como os sons de hackbrett e trompa alpina. Artur Deyneuve explicou: “Criámos uma trilha ousada, altamente energética, que irá preparar a audiência para uma experiência inesquecível com os seus corações pulsantes e efeitos musicais surpreendentes”.
Deixe um comentário