Idioma Lituano pela primeira vez numa final da Eurovisão: “Significa tudo”, admite Monika Liu
Créditos da imagem: EBU / Corinne Cumming

Idioma Lituano pela primeira vez numa final da Eurovisão: “Significa tudo”, admite Monika Liu

14/05/2022 0 Por Bernardo Matias

Esta noite, a Lituânia é um dos países a concurso na grande final do Festival Eurovisão da Canção (ESC) 2022, fazendo-o com a canção Sentimentai de Monika Liu… que é a primeira em idioma Lituano a chegar à final.

Confrontada com este marco histórico em conferência de imprensa, a intérprete confidenciou que consegui-lo tem um significado particularmente forte para si, entre orgulho pessoal e a sensação de deixar o seu país orgulhoso com o idioma:

Significa tudo. Primeiro que tudo, significa muito para os lituanos, porque quis que eles fossem orgulhosos pelo seu próprio idioma. Porque muitas pessoas diziam-me: «Não, não deves ir à Eurovisão com o idioma lituano, não, ninguém vai perceber!». Mas eu tinha a certeza e isto só o confirma. E estou muito orgulhosa e quero que todos os lituanos estejam orgulhosos com o nosso idioma. No outro dia alguém veio ter comigo e perguntou-me se o nosso idioma oficial é o Russo. E eu disse: «Não! Há 30 anos que temos a nossa independência». O idioma Lituano não é popular; estou aqui para o tornar fixe!

Partilhar o artigo: