
Sucedem-se as cidades a demonstrar interesse em sediar o Festival Eurovisão da Canção (ESC) em 2020 na Holanda. Menos de dois dias depois da vitória de Duncan Laurence, mais cinco cidades vieram revelar que estão interessadas em candidatar-se, sendo que antes já Amesterdão, Haia e Maastricht tinham expressado vontade em acolher o certame caso a Holanda ganhasse em 2019.
Arnhem, através de um comunicado de imprensa, explicou que tem de “analisar seriamente” a viabilidade de ser a sede do ESC no que toca a investimentos, infraestruturas e logística. A infraestrutura possível seria o estádio GelreDome, com capacidade de até 41.000 lugares, construído em 1998 tendo já recebido jogos do Europeu de futebol de 2000 e do Europeu de sub-21 de 2007. O espaço tem cobertura e relvado amovíveis.
Na província de Brabante do Norte, segundo o Omroep Brabant diversos partidos políticos (nomeadamente, o VVD, CDA, GroenLinks, D66 e PvdA) assinaram uma carta conjunta em que expressam o interesse em sediar a Eurovisão 2020 naquela região. Contudo, um problema é que os espaços nas várias cidades com capacidade para tal precisariam de uma cobertura temporária. Em breve deverão conhecer-se mais detalhes da candidatura. Breda, Eindhoven, Helmond, ‘s-Hertogenbosch e Tilburgo são as cidades mais importantes em Brabante do Norte.
A segunda maior cidade da Holanda é Roterdão e também está interessada em acolher o ESC do ano que vem, adianta a RTV Rijnmond, pelo que vai debater o assunto. Há apoio de políticos locais e dos responsáveis do Ahoy Rotterdam, que de resto já sediou um evento eurovisivo – quando em 2012 recebeu o Festival Eurovisão da Canção Júnior (JESC).
Jan van Zanen, presidente da Câmara Municipal de Utrecht, revelou à RTV Utrecht que caso exista a mínima hipótese de a cidade sediar o ESC, então há que tentar aproveitar: “Ainda não começámos, mas se existir sequer um por cento de chance, temos de lutar por isso”. Jaarbeurs poderia ser o espaço da Eurovisão em Utrecht, cujo diretor de marketing confirmou que têm existido contactos com van Zanen e as ambições são similares.
De Zwolle surge o interesse declarado do centro de convenções IJsselhallen. De acordo com o De Stentor, o diretor da infraestrutura, Toni Denneboom, revelou que as possibilidades de Zwolle não são muitas, mas pretende que o comité de avaliação da cidade sede do ESC tenha em consideração mais cidades além de Amesterdão e Roterdão. No entanto, a própria cidade de Zwolle ainda não debateu o assunto com o IJsselhallen, cujo diretor acredita que o ESC mudaria a cidade.
Deixe um comentário