Festival Eurovisão da Canção ESC 2019

Emissora da Islândia escapa com multa de 5.000 euros devido ao incidente dos Hatari no ESC 2019

Emissora da Islândia escapa com multa de 5.000 euros devido ao incidente dos Hatari no ESC 2019 Imagem: Captura de ecrã YouTube Eurovision Song Contest
Partilhar o artigo:

A bandeira da Palestina exibida pelos Hatari – representantes da Islândia – na green room durante a final do Festival Eurovisão da Canção (ESC) deste ano valeu uma multa à emissora nacional do país, a RÚV.

Foi a penalização que a União Europeia de Radiodifusão (EBU) decidiu impor, com uma coima de 5.000 euros. O anúncio foi da própria RÚV. E, embora a punição pareça pouco severa, a emissora não a deixou de protestar, devido à forma como o caso foi gerido e ao desfecho proposto.

Em sua defesa, a RÚV alega que tomou todas as medidas ao seu alcance por forma a impedir os artistas de quebrarem as regras da EBU. No entender da emissora, é impossível prevenir por completo que os seus representantes digam ou façam algo contra os regulamentos, colocando as responsabilidades do lado dos Hatari.

Recorde-se que o caso gerou polémica e chegou a temer-se que o incidente valeria uma suspensão da Islândia do ESC 2020, mas o país confirmou a sua presença e já procura inclusive candidatos.

Sobre o autor

Bernardo Matias

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.