Festival Eurovisão da Canção ESC 2019

Jamala rejeita culpas pela não participação de MARUV no ESC 2019

Jamala rejeita culpas pela não participação de MARUV no ESC 2019 Créditos da imagem: UA:PBC
Partilhar o artigo:

MARUV ganhou o Vidbir 2019 e assim o direito de representar a Ucrânia no Festival Eurovisão da Canção (ESC) deste ano. No entanto, uma grande polémica devido a atuações previstas na Rússia (país em conflito com a Ucrânia) acabou por a afastar do concurso internacional, bem como à Ucrânia.

Na final do Vidbir, Jamala (uma das juradas) deu desde logo aso a controvérsia ao questionar diretamente MARUV após a vitória: “Tenho uma questão muito desconfortável para ti: a Crimeia é da Ucrânia?”. Volvidos mais de quatro meses sobre esses acontecimentos, a vencedora do ESC 2016 rejeitou as culpas por MARUV não participar na edição deste ano. Para o fazer, a artista teria de assinar um contrato, que a proibia de atuar na Rússia.

Jamala salientou ao site wiwibloggs.com: “Penso que ela teria sido muito boa lá [no ESC] — acho que ela tinha uma canção muito boa. Dei-lhe cinco pontos e ajudei-a a cantar. Dei-lhe alguns conselhos sobre como cantar com mais força. Disse-lhe para colocar a guitarra e ela fê-lo. Eu disse isso na semifinal e, como sabem, ela ganhou a seleção nacional. Fiquei perturbada por ela ter recusado a assinar o documento e foi decisão dela”.

Por outro lado, Jamala admitiu não ter ficado agradada com as culpas atribuídas por fãs pela não participação de MARUV no ESC 2019: “Ela é uma artista muito boa e honestamente somos amigas. Fiquei zangada por alguns fãs da Eurovisão me terem culpado pelo facto de a MARUV não ter participado. Posso dizer neste momento que gostaria de anunciar oficialmente que eu não tive nada a ver com isso e que eu a apoiei”.

Sobre o autor

Bernardo Matias

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.