Jogos Sem Fronteiras de volta em 2019

Jogos Sem Fronteiras de volta em 2019

19/06/2019 0 Por Bernardo Matias

O formato fascinou gerações e está agora de regresso duas décadas depois. Falamos dos Jogos Sem Fronteiras (JSF), que em setembro volta a ter emissões. O anúncio surgiu esta semana na conferência de imprensa anual da France Télévisions, que terá a produção a seu cargo sendo o evento transmitido na France 2. E em Itália o formato também será recuperado, mas num canal privado.

Ao contrário do que sucedia antigamente, ao que tudo indica não será um certame sob a alçada da União Europeia de Radiodifusão (EBU). Não se conhecem mais detalhes acerca do formato em concreto, como por exemplo se é de uma ou mais emissões ou se existirão mais países convidados como era tradição nos JSF. Nagui Fam é o apresentador.

De acordo com o site DavideMaggio.it, também em Itália os JSF vão ser reavivados este outono, através do Canale 5, que é uma estação privada do grupo Mediaset. A apresentação será de Ilary Blasi, não sendo claro se terá alguma ligação ao certame que irá avançar na France Télévisions.

Certo é que depois da última edição em 1999 (até aí tinha decorrido desde 1965) já existiu uma tentativa de recuperar o formato em 2007, mas os custos ditaram o recuo dos países planeados. Mais recentemente, em 2016 e 2017 a EBU explorou a possibilidade de fazer voltar os JSF no formato Eurovision Super Games, mas a falta de apoio financeiro ditou o final antes mesmo de existirem emissões.

De recordar que os Jogos Sem Fronteiras consistiam em jogos de atividade física, em que os países eram representados por uma equipa de uma cidade distinta a cada emissão. Portugal alcançou cinco vitórias em 15 participações, sendo o segundo país com mais triunfos só atrás da Alemanha.

Partilhar o artigo: