Notícias Outras

Jon Henrik Fjällgren apurou-se para a final do Melodifestival… e é alvo de acusações de plágio

Jon Henrik Fjällgren apurou-se para a final do Melodifestival… e é alvo de acusações de plágio Imagem: Captura de ecrã SVT
Partilhar o artigo:

Mias uma polémica de plágio no Melodifestivalen 2019. Depois de Andreas Johnson ter sido acusado de plagiar na canção Army Of Us (qualificada para a Second Chance Round na segunda semifinal da semana passada), é Jon Henrik Fjällgren o visado.

Norrsken, a proposta com a qual o cantor conseguiu este sábado o apuramento para a final do certame da Suécia, está a ser comparada a Sun is Shining de Axwell e Ingrosso.

O consultor musical da STIM (Swedish Performing Rights Society), Jonas Nordin, confirma que para já não há qualquer queixa de plágio, nem contra Jon Henrik Fjällgren, nem contra Andreas Johnson.

Sem comentar canções individuais, Jonas Nordin desvalorizou as parecenças entre temas ao afirmar citado pelo aftonbladet.se: “As canções do Melodifestivalen quase não são canções. Várias são caricaturas de outras canções. […]. Tens três minutos para conseguir um grande impacto e depois tens o reconhecimento do público. Se fizeres algo completamente novo não é muito provável que sejas recordado. […]. Normalmente há pelo menos duas ou três canções que são surpreendentemente semelhantes à vencedora do ano anterior”.

O produtor do Melodifestivalen, Christer Björkman, também não mostra preocupação, ao afirmar ao Expressen: “Todos os anos há algumas canções em que se encontram semelhanças com outras. Há um quadro regulamentar restrito, não há questão. Se existir alguém que sinta que é demasiado parecido ao seu trabalho, então notifica a STIM”.

Sobre o autor

Bernardo Matias

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.