Polémicas declarações de Lorraine Kelly, apresentadora e jornalista britânica. Na sua opinião, a Suécia não foi a vencedora do Festival Eurovisão da Canção (ESC) deste ano por causa da cor de pele do seu cantor John Lundvik.
O artista recebeu a maior pontuação dos júris nacionais, mas no televoto foi apenas o nono classificado, terminando assim no quinto lugar. Numa coluna no jornal The Sun, Lorraine Kelly sustentou que a cor de pele pesou no resultado:
– Reconheço que o enorme talentoso e adorável John Lundvik da Suécia foi roubado. […]. Estou convicta que o motivo pelo qual a Suécia não ganhou é que por acaso o John é negro. É uma enorme vergonha, mas até prova em contrário, isso deve-se a que partes da Europa exibem preocupantes sinais de racismo. O John teve carisma, talento e as melhores ‘backing singers’ da noite. Ele devia ter ido para casa com a vitória”.
Refira-se que Dave Benton, com Tanel, foi até agora o único negro a ganhar o ESC, tendo representado a Estónia com o tema Everybody.
Deixe um comentário