José Cid galardoado com Grammy Latino de Excelência Musical
Créditos da imagem: RTP

José Cid galardoado com Grammy Latino de Excelência Musical

23/08/2019 0 Por Bernardo Matias

José Cid ganhou um Grammy de Excelência Musical da Academia Latina de Gravação. O veterano artista português foi um dos premiados, em conjunto com Eva Ayllón, Hugo Fattoruso, Joan Baez, José Luis Rodríguez ‘El Puma’, Lupita D’Alessio, Omara Portuondo e Pimpinela. Mario Kaminsky recebe o prémio da Direção.

A cerimónia de entrega dos prémios vai acontecer no Waldorf Astoria Las Vegas a 13 de novembro, integrada na semana do 20.º aniversário dos Grammy Latinos. Segundo a página oficial, o Grammy de Excelência Musical atribui-se a “artistas que fizeram contributos de significado artístico excecional para a música latina”.

Com mais de meio século de carreira musical, José Cid integrou bandas como Os Babies (primeira banda de rock portuguesa) ou o Quarteto 1111 e tem-se vindo a notabilizar também a solo, com êxitos como Um grande grande amor com que participou no Festival Eurovisão da Canção (ESC) 1980 alcançando o sétimo lugar para Portugal. José Cid também tentou participar noutras edições, através do Festival da Canção – mais recentemente, em 2018.

Nas redes sociais oficiais, José Cid reagiu assim à conquista deste galardão:  “Sem dúvida que este é, entre outros, o prémio mais importante, de pouco mais de 50 anos de carreira como músico e poeta, um reconhecimento que o público português nunca me negou! Antes pelo contrário! Estou também feliz porque o pop-rock Português, sempre tão impossibilitado de atravessar fronteiras, é reconhecido a este nível. Parabéns a todos os meus colegas que escrevem e cantam em português! Bem hajam e que Deus nos proteja!”

Partilhar o artigo: