Festival Eurovisão da Canção ESC 2022

Jurada ucraniana na Eurovisão 2022 acusada de homofobia após comentários polémicos

Jurada ucraniana na Eurovisão 2022 acusada de homofobia após comentários polémicos Créditos da imagem: Dima Lavrentiev/Wikimedia Commons
Partilhar o artigo:

Iryna Fedyshyn foi uma das juradas da Ucrânia no Festival Eurovisão da Canção (ESC) 2022 e teceu recentemente declarações que, no mínimo, roçam a homofobia – admitindo que teve dificuldades em votar porque alguns artistas representarem a comunidade LGBT.

Segundo o site UA.Korrespondent.net, a cantora afirmou ao canal de YouTube de Alina Dorotyuk que tentou abstrair-se do assunto para votar, mas assumiu uma posição de certo modo homofóbica contra as opções LGBT:

– Para mim, a comunidade LGBT… não compreendo isso. É um grande pecado para mim. Não julgo essas pessoas, se elas gostam é a vida deles, mas iremos responder a Deus. Sou uma pessoa espiritual e sei claramente que é um pecado grave… mas todos tecem as suas próprias conclusões, todos somos diferentes, todos pecamos. Se te destruíres, por favor, destrói”.

As críticas de outras figuras ucranianas sucederam-se nas redes sociais, incluindo do representante do país no ESC 2018, MELOVIN, que escreveu: “Não há lugar para a homofobia num país livre e democrático. Não estamos em Moscovo, sr.ª Fedyshyn”.

Sobre o autor

Bernardo Matias

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.