Kosovo visa candidatar-se à EBU em breve e garante que quando for membro entrará no Festival Eurovisão
Créditos da imagem: jorono/Pixabay

Kosovo visa candidatar-se à EBU em breve e garante que quando for membro entrará no Festival Eurovisão

17/05/2022 0 Por Bernardo Matias

Kosovo visa candidatar-se ao estatuto de membro pleno da União Europeia de Radiodifusão (EBU) possivelmente ainda este ano, através da emissora pública RTK. E, na hora que for aceite, irá competir no Festival Eurovisão da Canção (ESC).

Foi o que garantiu o diretor-geral da RTK, Shkumbin Ahmetxhekaj, ao site Nacionale.com onde afirmou: “É um plano conjunto da atual gestão da RTK que no futuro próximo, talvez no fim deste ano ou no próximo ano, nos candidatemos oficialmente a membro da EBU. Agora as hipóteses podem ser maior devido aos movimentos desta [EBU] no que toca à exclusão da Rússia e da Bielorrússia. No momento em que o Kosovo se juntar à EBU, fará parte da Eurovisão ”.

Um dos obstáculos à entrada do Kosovo na EBU é o facto de não pertencer à União Internacional de Telecomunicações (ITU) – foi chumbada, em 2019, uma proposta para eliminar esse requisito.  Shkumbin Ahmetxhekaj acredita que isso poderá vir a mudar:

– Tem sido um problema político, porque ser membro das Nações Unidas e da ITU não foi possível até agora. No entanto, depois dos movimentos relativos ao código internacional e depois da exclusão da Bielorrússia e da Rússia, devem ser vistas oportunidades para encontrar outro tipo de interpretação para que o Kosovo se junte à EBU. Mas estes são projetos que precisam de muito trabalho”.

Apesar de ser reconhecido por apenas 96 dos 193 países da ONU e 22 dos Estados-membros da União Europeia, o Kosovo tem vindo a conseguir afirmar-se como nação independente. Exemplo disso é o facto de, no desporto, ter conseguido o estatuto de membro da FIFA, UEFA e Comité Olímpico Internacional, participando em seu próprio nome nos eventos desportivos globais.

 

Partilhar o artigo: