Destaque Seleções nacionais Festival Eurovisão da Canção ESC 2023

KRUTЬ apelou contra os TVORCHI na seleção da Ucrânia para a Eurovisão 2023

KRUTЬ apelou contra os TVORCHI na seleção da Ucrânia para a Eurovisão 2023 Imagem: Suspilne Media
Partilhar o artigo:

Controvérsia no Vidbir 2023, que no passado sábado elegeu os TVORCHI como representantes da Ucrânia no Festival Eurovisão da Canção (ESC) do próximo ano. A segunda classificada, KRUTЬ, apelou dos resultados.

A emissora Suspilne confirmou que o comité organizador considerou o apelo em causa, numa reunião extraordinária realizada na última segunda-feira. Em causa está a atuação dos vencedores, os TVORCHI.

KRUTЬ visa o acompanhamento musical e a publicação da canção, Heart of Steel, pela gravadora Believe. A artista alega que no refrão houve um duplo da voz principal a soar ao vivo, o que a confirmar-se seria uma violação das regras. Porém, o produtor do Vidbir, Dmytro Shurov entende que apesar do processamento adicional que é possível ouvir, não há qualquer desconformidade nem é percetível a quem não é profissional. A organização também admite que vários participantes cometeram pequenas infrações, mas insuficientes para motivar uma desclassificação.

No que toca à questão da gravadora Believe, que continua a trabalhar na Rússia, o facto de ser uma empresa francesa envolvida nos mercados europeu e asiático iliba os TVORCHI de qualquer desrespeito aos regulamentos. Assim sendo, foi decidido que o apelo de KRUTЬ não é motivo para alterar os resultados e cancelar a participação da banda no ESC 2023 pela Ucrânia.

Sobre o autor

Bernardo Matias

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.