Laura Ciriarco desclassificada do Sanremo Giovani; Federico Angelucci no seu lugar
Fonte da imagem: facebook.com/lauraciriacoofficial

Laura Ciriarco desclassificada do Sanremo Giovani; Federico Angelucci no seu lugar

17/12/2018 0 Por Bernardo Matias

A Rai desclassificou Laura Ciriarco do Sanremo Giovani, uma vez que a sua canção L’Inizio foi considerada demasiado semelhante a I won’t give up de Jason Mraz. No seu lugar passa a estar Federico Angelucci com L’uomo che verrà.

Em comunicado, a organização do certame esclarece que tomou esta decisão depois de consultar o departamento jurídico e de ter uma avaliação completa ao nível técnico e musical. Tudo isto levou a concluir que L’Inizio “apresenta analogias e semelhanças significativas com a música I won’t give up, do artista norte-americano Jason Mraz”.

Assim, diz a mesma nota, não se cumpre “o requisito fundamental de novidade (canção inédita) para fins de regulamento do evento”. No lugar de Ciriarco, o diretor artístico Claudio Baglioni, bem como a comissão musical do Sanremo Giovani, optou por dar o lugar a Federico Angelucci com a canção L’uomo che verrà e assim mantêm-se 24 a concurso.

No seu canal de Youtube, Laura Ciriarco justificou-se: “Nunca tendo ouvido na minha vida esta canção de Jason Mraz e depois de ter constatado a semelhança das obras fui eu a escrever à comissão de Sanremo e ao artista e seus agentes para tentar esclarecer as coisas. A minha equipa também entrou em contacto com diversos peritos para certificar a inexistência do plágio, apesar da surpresa desses peritos pelo facto de habitualmente ser o autor plagiado a requerer este tipo de certificado”.

E prosseguiu: “Foram dias difíceis nos quais eu, a Comissão de Sanremo e a minha equipa tivemos de suportar acusações violentas e acima de tudo infundadas, insultos pesados em todas as plataformas aos quais optámos por não responder nem refutar para não tornar mais difícil o trabalho da Comissão. As investigações feitas por Sanremo e pelos nossos peritos concluíram que apesar de a canção não poder ser definida como um plágio não respeita o requisito de ser nova aos ouvidos do público. E por este motivo a minha canção está excluída do Sanremo Giovani”.

Pode tirar as suas próprias conclusões – deixamos-lhe as músicas de Laura Ciriarco e de Jason Mraz.

Pode ouvir L’uomo che verrà de Federico Angelucci nesta ligação.

Partilhar o artigo: