Da última vez que a Suíça acolheu o Festival Eurovisão da Canção (ESC), em 1989, a cidade sede foi Lausanne… que está fora da corrida a acolher o certame em 2025, depois da vitória helvética deste ano.
O presidente da Câmara Municipal de Lausanne, Grégoire Junod, explicou que não há infraestruturas capazes de receber o evento: “O único local que poderia ser adequado em termos de bítola seria a Vaudoise aréna, mas já estamos no limite do que é requerido. Também não temos as premissas adicionais que são requeridas, em particular para acomodar o centro de imprensa”.
Para além disso, o autarca admitiu que a arena em causa não estará disponível durante as semanas que seriam necessárias devido à temporada de hóquei no gelo. Com Lausanne de fora, Grégoire Junod apoia a candidatura de Genebra, que é também a única oficialmente apresentada nesta fase: “Ficaríamos muito contentes se Genebra, por exemplo, acolhesse o evento na Palexpo”, disse.
A emissora SRG SSR irá abrir as candidaturas com os requisitos necessários, devendo tomar uma decisão até setembro. Além de Genebra, também já existiram manifestações de interesses de Basileia e Saint Gallen. Quanto a Lugano, que acolheu o primeiro ESC em 1956, também descartou candidatar-se.
Deixe um comentário