Festival Eurovisão da Canção ESC 2020

Maastricht recusou assinar um contrato no processo de seleção da cidade sede do ESC 2020

Maastricht recusou assinar um contrato no processo de seleção da cidade sede do ESC 2020 Créditos da imagem: Kleon3/Wikimedia Commons
Partilhar o artigo:

Roterdão foi a cidade eleita para acolher o Festival Eurovisão da Canção (ESC) do próximo ano, mas a organização também podia ter sido atribuída a Maastricht. A cidade candidatou-se e foi até à fase final, mas terá recusado assinar um contrato específico numa reunião que aconteceu a 8 de agosto – segundo as atas desse encontro.

De acordo com o escxtra.com, o ministro das Finanças de Maastricht, John Aerts, considera que o vínculo em causa é de “estrangulação”, contendo aspetos que a emissora NPO não mencionara antes. Em causa estariam maiores riscos do que o antecipado inicialmente, associados à organização do certame – riscos esses que passariam para a cidade e para a infraestrutura proposta, o MECC Maastricht.

Embora a cidade tenha concebido um novo acordo de cooperação por forma a cobrir melhores alguns desses riscos, as emissoras NPO, AVROTROS e NOS acabaram por eleger Roterdão. Esta cidade deu ‘luz verde’ à assinatura de um contrato no início de agosto, referiu um porta-voz municipal à imprensa.

Da parte da Eurovisão, a porta-voz Babet Verstappen garantiu que a relutância de Maastricht quanto à assinatura do contrato não foi um fator determinante na seleção da cidade anfitrião. Pelo contrário, as melhores condições do Ahoy Rotterdam face ao MECC Maastricht é que tiveram um peso preponderante na decisão final.

Sobre o autor

Bernardo Matias

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.