Maria Gil venceu a terceira edição do The Voice Kids
Imagem: RTP/The Voice Kids

Maria Gil venceu a terceira edição do The Voice Kids

01/08/2022 0 Por Bernardo Matias

Maria Gil é a grande vencedora da terceira edição do The Voice Kids em Portugal. A grande final aconteceu este domingo colocando em palco os oito finalistas, para além de vários convidados. Esta é a segunda vez seguida que um concorrente de Fernando Daniel levou de vencida.

De referir que, no ano passado, o vencedor do The Voice Kids foi também o representante de Portugal no Festival Eurovisão da Canção Júnior (JESC). No entanto, a RTP ainda nem confirmou a participação na edição de 2022.

 

O resumo da final

Bang Bang marcou a abertura da final, com a participação de todos os concorrentes e da apresentadora Catarina Furtado neste número.

 

  • Madalena Dias (Equipa Fernando Daniel): Eliminada na primeira fase
    • Canção interpretada: Let It Go (de James Bay)
    • Situação: Eliminada na primeira fase
    • Declaração do mentor (Fernando Daniel): “Estou muito, muito orgulhoso por ter carregado neste botão. A Madalena tem feito um percurso incrível. […]. A verdade é que a Madalena tem esta preciosidade de nos conseguir falar ao ouvido quase como… canta para a nossa alma, canta com a alma dela para a nossa. Mas, depois, também abre as goelas e consegue fazer uma coisa estrondosa. Ela estava com muitas dúvidas dela, dúvidas que não devia ter, e estou muito, muito contente. A Madalena, no meio desta cabeça no ar que ela tem, ela tem alguma coisa, ela tem uma cena especial, não te sei dizer, e acho que ela pode ir muito longe”.

 

  • Bia Antunes (Equipa Carlão): Eliminada na primeira fase
    • Canção interpretada: Gaivota (de Amália Rodrigues)
    • Situação: Eliminada na primeira fase
    • Declaração do mentor (Carlão): “A Bia disse-me que queria cantar fado e que queria cantar em Português na final. Tinha uma ou duas sugestões, mas se era para cantar fado, em Português, na final, então vamos para Amália. E ela: «A sério?». A sério, porque ela consegue e fá-lo muito bem. Que perfeita atuação! Já sabia que ia correr porque ela tem o que é preciso. Hoje de manhã mandei-lhe uma mensagem da Ana Moura, que me enviou um vídeo a dar-lhe os parabéns pela interpretação dela do Andorinhas. Mas acho que foi mesmo perfeita”.

 

  • Beatriz Silva (Equipa Carolina Deslandes): Eliminada na primeira fase
    • Canção interpretada: Cinderela (de Amália Rodrigues)
    • Situação: Eliminada na primeira fase
    • Declaração da mentora (Carolina Deslandes): “Esta semana de ensaios foi muito ensaios, a Bia sabe, o Nicolas também. Porque chegamos a uma altura e eles sentem uma responsabilidade que é nosso trabalho fazer com que essa responsabilidade não se sobreponha à beleza da experiência e ao facto de terem de se divertir no palco. E disse-lhes isto muitas vezes. […]. E eu disse que os ensaios são isso mesmo: para ouvir, para arriscar, cometer alguns erros, corrigir. E a Bia tem uma coisa, que é: de todos os concorrentes que já tive nestas duas edições do The Voice, ela é a que mais ouve; ouve os conselhos todos, fica a estudar, fica a rever, quer sempre, sempre, sempre fazer melhor. E na semana passada, a coisa que me deixou mais orgulhosa, para além de teres passado, foi que a primeira coisa que disseste aos teus colegas quando passaste foi: «Obrigada, adoro-vos e nunca vos vou esquecer». Foi a tua primeira preocupação. E fico muito orgulhosa; tens nove anos, és a mais nova, chegaste aqui, fizeste isto muito bem, na semana também. És muito boa artista, és uma boa menina, e és uma excelente colega com nove anos. Há pessoas muito mais velhas do que tu que não sabem o que isso é. Muitos, muitos parabéns”.

 

  • Madalena Dias, Maria Gil e Fernando Daniel
    • Canção interpretada: Unstoppable (de Sia)

 

  • Margarida Rodrigues (Equipa Bárbara Tinoco): Apurada para o top quatro
    • Canção interpretada: Run to You (de Whitney Houston)
    • Situação: Apurada para o top quatro
    • Declaração da mentora (Bárbara Tinoco): “Eu disse-lhes há bocado e é verdade: não existe só uma forma de ganhar este programa e, para mim, vocês já ganharam. A sério. Parabéns, foi muito lindo. […]. Acho que os nervos significa só que te preocupas, estás aqui contente, queres fazer um bom trabalho e fizeste”.

 

  • Maria Gil (Equipa Fernando Daniel): Apurada para o top quatro 
    • Canção interpretada: One And Only (de Adele)
    • Situação: Apurada para o top quatro
    • Declaração do mentor (Fernando Daniel): “Acho que as famílias são muito importantes neste tipo de programa, não a pôr pressão, mas a estar lá para solucionar a pressão. Eles sofrem muita pressão, eles colocam muita pressão neles mesmos porque fazer um brilharete. Uns querem participar, uns querem ganhar mais do que outros; é perfeitamente normal e muitas das vezes eles colocam pressão neles [mesmos]. E as famílias não têm de colocar ainda mais pressão; têm ajudar os miúdos a controlar essa pressão e, pelos vistos, o pai está a fazer um grande trabalho, e a mãe também. Estou muito, muito contente. Já tínhamos escolhido a música na segunda-feira. Curiosamente, era para ser Unstoppable, que cantámos os três, só que, entretanto, escolhi essa música para cantarmos os três. E escolhi esta música para a Maria, e ela, passado dois dias, diz-me que é a música que mais gosta de cantar. Eu fiquei super-contente. Ela adorou, e depois veio aqui um pequeno senão. A Maria sofreu uma faringite durante esta semana, continua a tomar medicação e tivemos de ter alguns cuidados extra, não esforçar tanto. Hoje vibrei mais do que nos ensaios porque pedi para ela se poupar nos ensaios. Ela aqui deu tudo o que tinha e fiquei muito, muito contente, por ela saber também fazer essa gestão: uma gestão que eu quando aqui estive não sabia fazer […] . Estou muito, muito contente, muito orgulhoso de ti também. Tens um percurso incrível aqui. Pelo segundo ano consecutivo; o primeiro ano foi uma aprendizagem, conseguiste aprender da melhor forma possível e hoje estás aqui e desejo-te o maior sucesso”.

 

Com a atuação de Maria Gil, ficaram completadas as prestações da primeira fase na equipa Fernando Daniel, e foi o momento de conhecer a primeira apurada para o top quatro: Maria Gil seguiu em frente para a fase decisiva. Quanto a Madalena Dias, terminou, assim, a sua aventura no The Voice Kids.

 

  • Martim Helena (Equipa Carlão): Apurado para o top quatro
    • Canção interpretada: O Homem do Leme (de Xutos & Pontapés)
    • Situação: Apurado para o top quatro
    • Declaração do mentor (Carlão): “Foi belíssima, foi belíssima. O Martim tem uma coisa incrível que é: ele super, hiper, mega, despachado. E cada vez de que falamos de uma música, «pode ser, bora». Falamos da música, à noite já está a mandar uma versão, na boa. O Homem do Leme foi uma sugestão minha, entre outras. E ele pegou nisto e fez à maneira dele. Não é o Tim, não é o Camané na versão dos Xutos com o Camané, é o Martim. E isso é… não tem preço. Ele  pegar numa canção destas, que é uma canção toda a gente conhece, gosta e respeita, e fazer à sua maneira, com a sua identidade… ele tem uma facilidade incrível, uma destreza fora do comum, uma simplicidade, uma entrega que é muito rara em artistas grandes, quanto mais num rapaz com 14 anos. É incrível! […]. Obrigado ao Martim porque ele é realmente um concorrente incrível e é bom puto”.

 

  • Nicolas Alves (Equipa Carolina Deslandes): Apurado para o top quatro 
    • Canção interpretada: Somebody to Love (dos Queen)
    • Situação: Apurado para o top quatro
    • Declaração da mentora (Carolina Deslandes): “Nós, esta semana, acho que criámos um laço ainda mais forte. Precisámos muito um do outro e foi a primeira vez que te vi duvidar. E ainda é mais especial para ti depois de duvidares ver-te superares-te desta maneira. Assim que passaste da outra gala disseste que querias cantar Somebody to Love dos Queen – ainda nem tinhas saído do estúdio e já me tinhas dito que querias cantar esta canção. Tu dás tudo de ti; é inspirador poder fazer parte disto, poder estar nos ensaios, poder ver-te superares-te de cada vez, poder ver o quanto tu queres isto. Estou muito, muito orgulhosa de ti. Nunca tivemos um timbre destes que me lembre, em lado nenhum. E acho que tu és assim um diiamantezinho raro que tive sorte de ter na minha equipa. Mas, fosse em que equipa fosse, tu chegas, tu concretizas, tu és esse miúdo cheio de rock-n-roll, mas também és um miúdo de 13 anos. E esta semana gostei muito de conhecer esse miúdo de 13 anos e vê-lo rebentar com isto tudo a seguir, e superarmos as dúvidas juntos. Superámos isto tudo juntos e eu estou muito orgulhosa”.

 

  • Bia Antunes, Martim Helena e Carlão
    • Canção interpretada: Bom Rapaz (d’Os Quatro e Meia ft. Carlão)

 

Após um intervalo, a emissão da gala da final regressou com o fecho de votações e anúncio do apurado da equipa Carlão para a finalíssima. O público elegeu Martim Helena. A eliminada foi Bia Antunes.

 

  • Rita Serrano (Equipa Bárbara Tinoco): Eliminada na primeira fase 
    • Canção interpretada: Bam Bam (de Camila Cabello ft. Ed Sheeran)
    • Situação: Eliminada na primeira fase
    • Declaração da mentora (Bárbara Tinoco): “Olha, já foi videoclip completo! A pose… tudo perfeito. Ela é que escolheu a música e eu estava com medo porque até aqui tínhamos cantado sempre baladas. Mas as duas sentíamos que queríamos fazer uma coisa diferente para a final e ela sugeriu, e eu: «Ok, vamos». Fizemos o ensaio e eu fiquei… é a Rita, estava com medo do quê? Ritinha, estou muito orgulhosa”.

 

  • Beatriz Silva, Nicolas Alves e Carolina Deslandes
    • Canção interpretada: Eu Sei Que Vou-te Amar (de  Vinícius de Moraes)

 

  • MARO (Convidada) com os oito finalistas
    • Atuação especial com uma nova versão, acústica, de saudade, saudade – canção com que levou Portugal ao nono lugar do Festival Eurovisão da Canção (ESC) 2022. Acompanharam-na os oito finalistas do The Voice Kids e as suas coristas no ESC: Beatriz Fonseca, Carolina Leite, Diana Castro e Milhanas.

 

Após a atuação especial de MARO, terminaram as votações na equipa Carolina Deslandes. Nicolas Alves foi apurado para o top quatro. Beatriz Silva ficou pelo caminho.

 

  • Margarida Rodrigues, Rita Serrano e Bárbara Tinoco
    • Canção interpretada: Anda Comigo Ver os Aviões (d’Os Azeitonas)

 

Concluída a atuação a três da equipa Bárbara Tinoco, foram fechadas as votações e conhecida a última finalista: Margarida Rodrigues seguiu em frente, enquanto Rita Serrano acabou o seu percurso no programa.

Para a fase do top quatro, as votações começaram do zero em todas as equipas, e os quatro concorrentes voltaram a subir ao palco.

 

  • Martim Helena (Equipa Carlão): Segundo/terceiro/quarto classificado 
    • Canção interpretada: O Zorro (de António Zambujo)
    • Situação: Segundo/terceiro/quarto classificado
    • Declaração do mentor (Carlão): “É incrível, incrível, incrível. Tem uma leveza, uma facilidade, é um artista nato. Tem uma grande voz, acompanha sempre à guitarra. É maravilhoso. Só para veres o que gosto do Martim, hoje à tarde até sugeri que ele podia meter Sporting em vez de Benfica. Só que o João Monge não perdoaria nunca. Este miúdo é incrível”.

 

 

  • Maria Gil (Equipa Fernando Daniel): Vencedora 
    • Canção interpretada: Easy On Me (de Adele)
    • Situação: Vencedora
    • Declaração do mentor (Fernando Daniel): “Eu gosto muito de pessoas que querem mostrar que melhoram, querem mostrar que aprendem e gostam de aprender e nunca há limite na aprendizagem – nós podemos aprender todos os dias. E tu és essa pessoa; tu és dedicada, esforças-te imenso, mandas-me «N» áudios, estás sempre preocupada com o que vais fazer; és um bocadinho como eu, e quero mesmo, mas mesmo muito, que tenhas o mesmo final que eu. Eu fui muito feliz nesta casa, que considero também minha. Hoje estou aqui sentado, desejo que um dia sejas tu também, que cresças muito, que esta vitória de te dê um contrato com a melhor editora do país, com a melhor editora do mundo que é a Universal, e te possam ajudar a fazer o teu disco. Eu cá estarei para te ajudar naquilo que precisares. É um orgulho enorme poder trabalhar contigo e quero continuar a trabalhar. És um amor… a sério, Maria. És incrível, és ternurenta, és educada, tens tudo aquilo que um artista precisa para vingar. És humilde e acredito muito, muito em ti ”.

 

 

  • Nicolas Alves (Equipa Carolina Deslandes): Segundo/terceiro/quarto classificado
    • Canção interpretada: Beggin (dos Madcon)
    • Situação: Segundo/terceiro/quarto classificado
    • Declaração da mentora (Carolina Deslandes): “Eu não me lembro de ver um concorrente – no Kids, ainda por cima – chegar aqui e de todas as vezes que sobe [ao palco] não faz uma interpretação; faz uma performance: desde a linguagem corporal dele, à forma como interage connosco, como ele intereage a banda, a forma como ele se dá de alma e coração. É um menino  generoso, bom, cheio de dúvidas e cheio de perguntas. Mas eu aprendi, ao longo da vida, que os maiores artistas são queles que vêm para aí encontrar as respostas às suas perguntas. E tu, cada vez que pisas este palco, vens responder a muitas coisas – e nem são dos outros, são tuas. Tem sido um orgulho enorme ser tua mentora, tem sido um orgulho enorme andar na rua e as pessoas virem-me falar de ti, Já nasceste com nome de artista. Quero só estar nos teus concertos esgotados! ”.

 

 

  • Margarida Rodrigues (Equipa Bárbara Tinoco): Segunda/terceira/quarta classificada
    • Canção interpretada: I Have Nothing (de Whitney Houston)
    • Situação: Segunda/terceira/quarta classificada
    • Declaração da mentora (Bárbara Tinoco): “A Maggie… eu não era nada apaixonada pelas canções que a Maggie ama e ela fez-me apaixonar por essas canções. Apaixonei-me por canções que nunca tido gostado, na tua voz, e se tens esse poder em mim, tens esse poder em toda a gente. És muito corajosa, queres sempre fazer a coisa mais difícil, não sei porquê. Mas queres sempre a mais difícil, e as pessoas que querem sempre a coisa mais difícil, mesmo quando não correm bem, vão atrás e vão fazer uma ainda mais difícil. Portanto, sei que te derem uma oportunidade vais fazer todas as coisas difíceis parecerem fáceis”.

 

Ainda antes de fechadas as votações, Simão Oliveira regresso ao palco do The Voice Kids. O vencedor do ano passado apresentou o seu novo tema lançado este domingo, Mas falta escrever a lua.

Depois de homenagens aos mentores e à apresentadora, Catarina Furtado, começou a reta final das votações. Encerradas as linhas telefónicas, foi revelada a vencedora: Maria Gil. A gala fechou com uma atuação conjunta de Maria Gil e do seu mentor Fernando Daniel.

d

 

1.º Maria Gil

2.º/3.º/4.º Margarida Rodrigues
2.º/3.º/4.º Martim Helena
2.º/3.º/4.º Nicolas Alves

5.º/6.º/7.º/8.º Beatriz Silva (Equipa Carolina Deslandes)
5.º/6.º/7.º/8.º Bia Antunes (Equipa Carlão)
5.º/6.º/7.º/8.º Madalena Dias (Equipa Fernando Daniel)
5.º/6.º/7.º/8.º Rita Serrano (Equipa Bárbara Tinoco)

Partilhar o artigo: