
O Festival Eurovisão da Canção (ESC) 2022 está marcado para 10, 12 e 14 de maio em Turim (Itália). Apesar de se esperar que a situação pandémica melhore até lá, o supervisor-executivo da União Europeia de Radiodifusão (EBU), Martin Österdahl, confirmou que serão trabalhados dois cenários e haverá gravações de reserva live-on-tape.
Em entrevista à OGAE Suécia, o responsável afirmou que o planeamento continuará a ser feito com a pandemia em conta, mas com menos cenários possíveis do que para 2021: “Temos mais ou menos a mesma mentalidade de que ainda estamos a meio da pandemia. […]. Oxalá não tenhamos de continuar a trabalhar com quatro cenários para Turim, como fizemos para Roterdão durante muito tempo. Talvez dois seja a forma realista de nos desenvolver para Turim. Esperamos que quando a temperatura subir a pandemia se torne menos complicada”.
Com o surgimento da variante Ómicron a baralhar de novo a luta contra a pandemia voltando a trazer restrições mais rígidas, Martin Österdahl confirmou então que as gravações de reserva continuarão a ser exigidas para o ESC 2022:
– Vimos agora como a nova variante afetou as instruções de viagens e levou à aplicação de novas restrições. Não podemos correr o risco de isso acontecer novamente. É uma enorme produção. Há 41 países que vão participar no Festival Eurovisão da Canção na primavera. É um enorme investimento da parte da RAI, a organizadora da competição. Temos de assegurar que há competição e as [gravações] live-on-tape são a última garantia de que teremos competição”.
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