Festival Eurovisão da Canção ESC 2019

MARUV não vai à Eurovisão 2019 pela Ucrânia

MARUV não vai à Eurovisão 2019 pela Ucrânia Fonte da imagem: twitter.com/uapbc
Partilhar o artigo:

MARUV não vai ser a representante da Ucrânia no Festival Eurovisão da Canção (ESC) deste ano. A cantora ganhou o Vidbir 2019 no passado sábado, mas a emissora UA:PBC e a artista não conseguiram chegar a acordo quanto à participação por inúmeros motivos. Para já não foi anunciado substituto.

Num comunicado, a UA:PBC reconhece a vitória de MARUV numa “competição honesta” e com uma atuação “altamente apreciada por peritos musicais e espectadores”. Só que acabou por não haver acordo entre emissora e MARUV para a participação.

A nota explica que “após assinar o contrato o artista torna-se um embaixador cultural da Ucrânia e não só defende a sua canção, como também se torna um porta-voz da opinião da sociedade ucraniana no mundo”. Na sequência das negociações, não foi possível encontrar um entendimento.

Além disso, a UA:PBC recorda que “a emissora participante tem de garantir o caráter não político da competição” e salienta que “vê nesta situação o perigo de uma escalada de divisão da sociedade ucraniana, que é contrário aos objetivos da emissora pública”.

Recorde-se que atuações de MARUV em solo russo estão previstas para as próximas semanas e a cantora teria de escolher entre assinar para ir ao ESC e a tour na Rússia. De recordar que este país e a Ucrânia mantêm uma relação muito conturbada desde a invasão da Crimeia em 2014.

Sobre o autor

Bernardo Matias

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.