O Melodi Grand Prix 2023 terá um formato renovado. Há menos semifinais, mas maiores, e deixam de existir artistas pré-qualificados para a grande final… que acontecerá em Trondheim. O certame irá selecionar o representante da Noruega no Festival Eurovisão da Canção (ESC).
A emissora NRK anunciou que os 21 concorrentes serão apresentados a 4 de janeiro em Marienlyst. O formato passa a comprimir três semifinais com sete canções cada e uma grande final. As votações nas semifinais começam depois de todas as atuações e os três mais votados seguem para a final. Os duelos nas semifinais também acabam.
Foram igualmente reveladas as datas do Melodi Grand Prix: a primeira semifinal é a 14 de janeiro, seguindo-se a segunda semifinal a 21 de janeiro e a terceira semifinal a 28 de janeiro. A grande final está marcada para 4 de fevereiro em Trondheim, que assim volta a acolher o espetáculo que já acolheu em 2020. Será a terceira vez que a final não se realiza em Oslo.
Outra nova característica é a introdução do júri internacional na grande final. O objetivo da NRK é aumentar as hipóteses de a Noruega ganhar o ESC. Os jurados serão profissionais da indústria da música nos países selecionados e vão contar 50 por cento. Os outros 50 por cento são da votação do público.
Os apresentadores serão Arian Engebø e Stian «Staysman» Thorbjørnsen.
Deixe um comentário