Membros da Rússia deixam União Europeia de Radiodifusão

Membros da Rússia deixam União Europeia de Radiodifusão

27/02/2022 0 Por Bernardo Matias

Não está oficialmente confirmado pela União Europeia de Radiodifusão (EBU), mas é largamente difundido na Rússia que os seus membros Channel Onne, Ostankino Radio VGTRK deixaram a entidade.

A agência TASS cita um comunicado que fala de uma retaliação das três emissoras contra a decisão de exclusão do Festival Eurovisão da Canção (ESC) 2022:

– O Channel One, a VGTRK e a Ostankino Radio anunciam a sua saída da União Europeia de Radiodifusão em resposta à exclusão da Rússia do Festival Eurovisão da Canção 2022, que consideramos como um sacrifício político inapropriado num fórum musical que sempre enfatizou o seu estatuto não político. Infelizmente, a EBU transformou-se num clube cujos membros estão em condições desiguais. E consideramos impossível permanecer mais”.

Refira-se que com a saída das suas emissoras da EBU, a Rússia fica assim impedida de participar em qualquer certame eurovisivo, seja o ESC, o Festival Eurovisão da Canção Júnior (JESC), o Eurovision Choir ou o Eurovisão Jovens Músicos.

Partilhar o artigo: