Ministro da Cultura ucraniano lamenta zero pontos do júri do país para a Lituânia e Polónia na Eurovisão 2022
Créditos da imagem: EBU / Andres Putting

Ministro da Cultura ucraniano lamenta zero pontos do júri do país para a Lituânia e Polónia na Eurovisão 2022

17/05/2022 0 Por Bernardo Matias

Na grande final do Festival Eurovisão da Canção (ESC) 2022, o júri nacional da Ucrânia deixou a zeros as canções de dois dos países com que o Estado ucraniano mantém relações mais chegadas: a Lituânia e a Polónia.

O ministro da Cultura da Ucrânia, Oleksandr Tkachenko, não ficou contente com o que viu, esclarecendo uma votação que, conforme escreveu no seu Facebook oficial, considera mesmo lamentável e que assegura que não representa a atitude daquele país para com a Lituânia e Polónia:

– Gostaria de me dirigir aos nossos amigos mais chegados na Europa e expressar a minha posição pessoal sobre os pontos dados pelo júri da Ucrânia à Polónia e à Lituânia. Tal avaliação não reflete a nossa verdadeira atitude para convosco, os nossos amigos mais chegados na Europa. Sim, os britânicos são simpáticos, mas eles chegaram de forma diferente. No entanto, dar zero pontos à Polónia e à Lituânia é verdadeiramente lamentável. Obtiveram 12 pontos dos ucranianos [no televoto]”.

O governante destacou ainda: “O vosso apoio é inestimável. A nossa gratidão e compromisso para convosco é o mesmo. E apesar de a competição não ser política, não é política – é amizade, são valores comuns, é apoio compreensivo em todas as áreas. E espero que tudo isto dure por muitos, muitos mais anos. Caros povos Polaco e Lituano, estamos-vos eternamente gratos, a nossa vitória é comum: quer na Eurovisão, quer a derrotar o inimigo”.

 

  • Votação do júri da Ucrânia na final do ESC 2022
    • Polónia: 11.º (11.º/10.º/15.º/7.º/12.º)
    • Lituânia: 21.º (24.º/20.º/19.º/11.º/17.º)
  • Votação do televoto público da Ucrânia na final do ESC 2022
    • Polónia: 12 pontos
    • Lituânia: 10 pontos
Partilhar o artigo: