
Depois de Kalush Orchestra levar a Ucrânia à vitória no Festival Eurovisão da Canção (ESC) 2022, surgiram reações de líderes da União Europeia e da Organização do Tratado do Atlântico Norte (NATO) à vitória.
Em declarações em conferência de imprensa da NATO, o vice-secretário-geral da Aliança, Mircea Geoană, enalteceu o forte apoio à Ucrânia, sem desvalorizar o tema vencedor: “Gostaria de congratular a Ucrânia por ganhar o Festival Eurovisão da Canção. E isto não é algo que esteja a fazer levianamente. Porque ontem vimos o imenso apoio do público por toda a Europa e na Austrália pela coragem. Claro que a canção é bonita”.
O dirigente da NATO concluiu: “A mensagem que queremos enviar ao sr. Putin é que eles começaram a guerra mais brutal e cínica desde a Segunda Guerra Mundial e provavelmente ele ficou e continua surpreendido pela coragem do povo ucraniano e pela unidade do Ocidente político. Por isso estamos unidos, fortes, e continuamos a ajudar a Ucrânia a ganhar esta guerra”.
Já no Twitter, o presidente do Conselho Europeu, Charles Michel, escreveu: “Parabéns pela vitória no ESC 2022, Kalush Orchestra! Desejo que a Eurovisão do próximo ano possa ser realizada em Kyiv numa Ucrânia livre e unida”.
Quanto a Ursula von der Leyen, a presidente da Comissão Europeia publicou no Twitter: “Parabéns Kalush Orchestra por ganharem a Eurovisão. Esta noite a vossa canção ganhou o nosso coração. Estamos a celebrar a vossa vitória por todo o mundo. A UE está convosco”.
Deixe um comentário