Nemo alcançou este sábado a vitória no Festival Eurovisão da Canção (ESC) 2024 em representação da Suíça. Com a canção The Code, foi o claro favorito do júri, acabando depois em quinto na votação do público embora no somatório tenha feito o maior número de pontos: 591.
Na conferência de imprensa após a final, explicou que a participação no ESC se dividiu entre um misto de tristeza com alguns aspetos menos positivos e de esperança no que viu:
– Tenho de dizer que toda esta experiência foi verdadeiramente intensa e não só agradável ao longo de todo o caminho. Existiram muitas coisas que não parecia que tinha tudo a ver com amor e união, e isso deixou-me mesmo triste. E, ao mesmo tempo, existiu tanto amor aqui também, e existiu tanta união, existiram tantas culturas diferentes a encontrarem-se e pessoas que são plenas de positivismo, amor pela música, e isso dá-me mesmo esperança. Sei que estas pessoas existem e elas existem no mundo”.
Posto isto, Nemo salientou que há que mudar algo e refletir: “Mas precisamos de trabalhar para criar um ambiente tal e precisamos de nos questionar sobre o que é um ambiente assim e o que queremos representar. Tenho muita esperança de que a Eurovisão continue e possa continuar a defender a paz, amor, no futuro. Penso que isso ainda precisa de muito trabalho”.
A reflexão não se deteve por aqui, retorquindo posteriormente foi perguntado sobre se mudaria algo no ESC: “Não creio que esteja necessariamente no meu poder, mas penso que o que está no nosso poder também como artistas e participantes deste ano é ter continuamente esta conversa sobre o que a Eurovisão devia ser e precisamos mesmo disso. E penso, e tenho muita, muita esperança que nestas próximas semanas possa haver espaço para isso e possamos reavaliar o que a Eurovisão representa e o que devia ser”.
Deixe um comentário