Instalou-se a polémica por causa do Adresse Rotterdam, programa de antevisão ao Festival Eurovisão da Canção (ESC) 2021 na emissora norueguesa NRK… que já se veio desculpar e esclarecer.
Em causa estão particularmente os comentários feitos sobre a canção de Espanha. Para além de críticas aos apuramentos diretos para a final, a canção Voy a quedarme de Blas Cantó foi apontada como “demasiado aborrecida” indo à final às custas de outras propostas que agradam mais aos comentadores.
Mas o que mais controvérsia provocou foi quando Marte Stokstad, reagiu à história pessoal de perda recente por parte de Blas Cantó: “Talvez seja ela [a avó falecida com Covid-19] que vem. E o pai dele morreu enquanto ele escrevia a canção. Algo que me comove, mas não me chega”. Atribuindo um quatro a Voy a quedarme, ouve-se uma crítica na plateia, à qual os presentes reagiram em abundante riso.
Uma situação pela qual a emissora NRK fez questão de pedir desculpas publicamente nas redes sociais do Melodi Grand Prix, escrevendo: “Reparámos em algumas discussões online sobre o programa pré-Eurovisão Adresse Rotterdam em que o painel a rever as canções para a Eurovisão deste ano foi apanhado de surpresa quando souberam sobre as perdas pessoais de Blas Cantó depois de reverem a canção dele. O painel não tinha conhecimento da história do Blas de antemão e foi insensível quando reviu a canção dele. Saibam que não foi intensão do painel e eles ficaram comovidos quando ouviram a triste história”.
Segundo a nota, foi já enviado um email à chefe de delegação de Espanha, Ana María Bordás, no sentido de esclarecer toda esta questão. Para além disso, a NRK deseja o melhor a Blas Cantó para a final de sábado.
Deixe um comentário