
São quatro os países que decidem este sábado o seu representante no Festival Eurovisão da Canção (ESC), num ‘super sábado eurovisivo’ com quatro finais: incluindo a do Festival da Canção, em Portugal. Saiba do essencial para acompanhar todos estes espectáculos.
Dinamarca: Dansk Melodi Grand Prix – 19h00, DR
A Royal Arena em Copenhaga recebe esta noite o Dansk Melodi Grand Prix. Depois de um processo de seleção que incluiu semifinais radiofónicas, o certame define esta noite o representante da Dinamarca no ESC. À porta fechada devido ao surto de coronavírus, terá dez canções a concurso. Numa primeira fase, um júri e o público com um peso de 50 por cento definem os resultados de modo a encontrar três superfinalistas. Na superfinal, só o público decidirá o vencedor do Dansk Melodi Grand Prix e, consequentemente, o representante da Dinamarca na Eurovisão 2020. Marcado para as 19h00 (hora de Portugal Continental), o espetáculo poderá ser visto aqui, no site da emissora DR.
A concurso, por ordem de atuação, vão estar (clique nos títulos para ouvir as canções):
- Isam B: Bølger
- Ben & Tan: Yes
- Maja og De Sarte Sjæle: Den eneste goth i Vejle
- Benjamin Kissi: Faith
- Emil: Ville ønske jeg havde kendt dig
- Sys Bjerre: Honestly
- Jamie Talbot: Bye Bye Heaven
- Sander Sanchez: Screens
- Kenny Duerlund: Forget It All
- Jasmin Rose feat. Roxor Loops: Human
Finlândia: Uuden Musiikin Kilpailu (UMK) – 19h00, YLE
Renovado face aos últimos anos, o Uuden Musiikin Kilpailu (UMK) apenas mantém o formato de gala única para apurar o representante da Finlândia no ESC. Contudo, em vez de um único intérprete ficando as canções a votação, este ano há seis intérpretes que apresentarão os respetivos temas a concurso. Um júri internacional (com elementos de Alemanha, Bulgária, Espanha, Estónia, Países Baixos, Reino Unido, Rússia e Suécia) e o público via televoto apuram o vencedor, com um peso de 50 por cento cada. A final do UMK está marcada para as 19h00 e pode ser seguida pelo site da emissora YLE, nesta ligação.
A ordem de atuação é a seguinte (clique nos títulos para ouvir as canções):
- Catharina Zühlke: Eternity
- Erika Vikman: Cicciolina
- Aksel Kankaanranta: Looking Back
- F3M: Bananas
- Sansa: Lover View
- Tika: I Let My Heart Break
Suécia: Melodifestivalen/Final – 19h00, SVT
Depois de quatro semifinais e de uma ronda de repescagem, o Melodifestivalen chega ao fim este sábado com a grande final na Friends Arena, em Estocolmo. O representante da Suécia no ESC 2020 vai conhecer-se entre os 12 temas ainda a concurso. Ao contrário do que aconteceu nas galas anteriores, o resultado vai ser definido pela combinação das votações do público e de um júri internacional – este com elementos de Arménia, Austrália, Áustria, França, Islândia, Israel, Malta e Países Baixos. Agendada para as 19h00, a final do Melodifestivalen poderá ser vista no site da emissora SVT, através desta ligação.
Esta é a ordem de atuação dos finalistas do Melodifestivalen (clique nos títulos para ver as atuações das semifinais):
- Victor Crone: Troubled Waters
- Paul Rey: Talking in My Sleep
- Mohombi: Winners
- The Mamas: Move
- Hanna Ferm: Brave
- Méndez feat. Alvaro Estrella: Vamos amigos
- Dotter: Bulletproof
- Robin Bengtsson: Take a Chance
- Mariette: Shout It Out
- Felix Sandman: Boys with Emotions
- Anna Bergendahl: Kingdom Come
- Anis don Demina: Vem e som oss
Portugal/Festival da Canção, Final – 21h00, RTP
Culmina este sábado no Coliseu Comendador Rondão Almeida em Elvas o Festival da Canção 2020, com a grande final que decide o representante português na Eurovisão deste ano. Estão a concurso oito finalistas, apurados a partir das duas semifinais das últimas semanas. Para além das atuações concorrentes, vão existir convidados especiais, como por exemplo o assinalar dos 40 anos do ‘boom’ do rock português. Os resultados vão ser apurados pelo público e pelo júri regional, cada parte com um peso de 50 por cento. O site e-FestivalPT vai acompanhar no local a final do FC 2020, que será transmitida na RTP1, RTP África, RTP Internacional, mas também pode ser vista no RTP Play, nesta ligação.
Esta é a ordem de atuação na final do Festival da Canção (clique nos títulos para ver as atuações das semifinais):
1 Filipe Sambado: Gerbera Amarela do Sul
2 Jimmy P: Abensonhado
3 Tomás Luzia: Mais Real que o Amor
4 Elisa Rodrigues: Não Voltes Mais
5 Throes + The Shine: Movimento
6 Kady: Diz só
7 Elisa: Medo de Sentir
8 Bárbara Tinoco: Passe-Partout
Deixe um comentário