Festival Eurovisão da Canção ESC 2019

O que aconteceria se a Holanda tivesse perdido a vitória no ESC com a correção de resultados?

O que aconteceria se a Holanda tivesse perdido a vitória no ESC com a correção de resultados? Créditos da imagem: EBU/Thomas Hanses
Partilhar o artigo:

Numa situação muito pouco habitual, a União Europeia de Radiodifusão (EBU) foi obrigada a corrigir a classificação final do Festival Eurovisão da Canção (ESC) 2019 depois de constatar um erro na alocação dos votos do júri da Bielorrússia na final – que foram calculados mediante determinados critérios após a dispensa dos jurados por uma infração das regras após a primeira semifinal.

As alterações na tabela foram poucas e sem grande expressão, na medida em que os lugares cimeiros mantiveram-se intactos. Mas o que aconteceria se o vencedor tivesse mudado? A resposta simples e lógica seria que o troféu e o direito a acolher a edição do ano que vem sairiam das mãos de Duncan Laurence e da Holanda passando para o vencedor na classificação corrigida.

Contudo, segundo as regras, o cenário seria diferente. Isto porque o ponto 2.3.3 do regulamento aponta no sentido de a vitória ser aquela que é anunciada no momento em direto, ao estipular: “As vencedoras das semifinais e da final deve ser a canção (canções) que, consoante toda a informação disponibilizada à Serviços Permanentes da EBU pelo parceiro de votação pan-Europeu, tenha/tenham obtido o maior número de pontos combinado quando os resultados dos espectadores nacionais e dos júris nacionais foram somados no momento do anúncio dos resultados”.

Ou seja, caso a pontuação alterada com as correções implementadas tirassem a maior pontuação à Holanda, aparentemente a vitória continuaria a ser oficialmente de Duncan Laurence, pelo que o artista manteria o troféu e o país continuaria a ter o direito de organizar o ESC 2020.

Sobre o autor

Bernardo Matias

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.