Foram anunciadas esta sexta-feira as datas, assim como a cidade anfitriã, do Festival Eurovisão da Canção (ESC) 2025. O certame será a 13, 15 e 17 de maio em Basileia (Suíça) no St. Jakobshalle.
Depois da vitória de Nemo em maio passado, com a canção The Code, decorreu nos últimos meses um processo de seleção da cidade sede. Na fase final, Basileia bateu Genebra. A avaliação das candidaturas teve em conta diversos critérios, como as infraestruturas na cidade, o local e a capacidade de hospedar milhares de pessoas, desde as delegações participantes, passando pela organização, fãs e jornalistas.
O St. Jakobshalle foi inaugurado em 1976 e alvo de uma profunda remodelação entre 2015 e 2018. Tem capacidade para cerca de 12.400 pessoas na arena principal, mas o complexo inclui outros cinco pavilhões mais pequenos, centro de negócios, área VIP, quatro ginásios e uma piscina de 25 metros, para além de um estacionamento automóvel com 1.465 lugares.
Esta será a terceira vez do ESC na Suíça, depois da edição inaugural em 1956 na cidade de Lugano e em 1989 na cidade de Lausana. Martin Österdahl, supervisor executivo do ESC, afirmou em comunicado: “A EBU está emocionada por Basileia ter sido selecionada como cidade anfitriã para o Festival Eurovisão da Canção 2025. O Festival nasceu na Suíça em Lugano em 1956 e é ótimo levá-lo de volta ao seu local de origem quase 70 anos depois. A localização estratégica de Basileia no cruzamento da Europa torna-a no cenário ideal para um evento que celebra o poder da música para ligar povos através das fronteiras. Com a sua mistura única de tradição e inovação, Basileia reflete o espírito do Festival Eurovisão da Canção. O excecional St. Jakobshalle da cidade e hotelaria notável garantirão uma experiência memorável para delegações, artistas e fãs. Depois dos Festivais nas partes de fala Italiana e Francesa do país em 1956 e 1989, estamos também empolgados por levar o Festival Eurovisão da Canção à Suíça Alemã pela primeira vez”.
Da parte da emissora anfitriã SRG SSR, os produtores executivos do ESC 2025, Reto Peritz e Moritz Stadler, comentaram: “Ficámos impressionados pela qualidade das candidaturas das cidades! Todas as quatro cidades e especialmente Genebra e Basileia na ronda final lutaram pelo título de «cidade anfitriã» com abordagens criativas e uma abordagem muito construtiva. Tal compromisso não é de nenhuma maneira uma questão, claro. Portanto, o nosso obrigado vai para as cidades que se candidataram. Estamos ansiosos por trabalhar convosco para tornar o ESC numa experiência inesquecível para toda a população”.
Já o presidente do governo de Basileia, Conradin Cramer, destacou: “É uma grande honra para Basileia poder acolher o maior evento de música ao vivo do mundo! Estamos ansiosos por esta oportunidade fantástica de apresentar Basileia ao mundo como uma cidade cosmopolitana de cultura no coração da Europa. Como cidade aberta no triângulo de fronteira da Alemanha, França e Suíça, ultrapassamos fronteiras de todos os tipos todos os dias. Isso encaixa perfeitamente com o Festival Eurovisão da Canção. Estamos já ansiosos por acolher os nossos convidados de toda a Europa: bem-vindos a Basileia!”.
Deixe um comentário