Está confirmado: Portugal continua no Festival Eurovisão da Canção (ESC) em 2025. O certame irá realizar-se na Suíça, em Basileia ou Genebra – o anúncio da cidade anfitriã será a 30 de agosto.
Numa nota, a emissora pública RTP informa que “a decisão sublinha o compromisso em promover a cultura e a música no cenário internacional”, remetendo mais detalhes para “muito em breve”.
O Festival da Canção continua a ser o método de seleção e as candidaturas da livre submissão estão abertas até 15 de outubro. Tal como este ano, em 2025 terá 20 canções: 14 de autores convidados pela RTP e seis de autores selecionados através de livre submissão.
Todas as canções têm de ser originais e inéditas, tendo uma duração máxima de três minutos. Na livre submissão, podem concorrer quaisquer cidadãos portugueses (incluindo residentes no estrangeiro), tal como de outras nacionalidades que residam em Portugal. O envio das canções é feito através desta ligação.
O formato do Festival da Canção mantém-se inalterado: duas semifinais com dez canções cada, com seis apurados: cinco através da combinação 50/50 da votação do júri em estúdio e do público; e um sexto escolhido só pelo público numa segunda ronda de votações. Já na final, os resultados serão decididos em 50/50 pelo júri regional (cinco regiões de Portugal Continental + Açores + Madeira) e pelo público.
Deixe um comentário